Ordo ab Chao

Ordo ab Chao

Entendemos que “ser maçônico” é uma experiência que transpõe os limiares do preconceito e penetra no pensamento que sustenta que devemos lutar por um mundo melhor diante de um atual imperfeito.

Tal é a síntese de uma convicção materializada por José Ingenieros, ilustre maçom que iluminou o pensamento ético e  moral  de várias gerações.

Desde tempos remotos, mas identificáveis, a Maçonaria foi institucionalizada por meio de homens honestos que buscavam conjuntamente contribuir para o  Progresso  da Humanidade.

Suas ações sempre foram contrárias a despotismos e ditaduras. Sua pregação permanente tem sido pela Liberdade,  Igualdade  e Fraternidade, que não são moedas meramente enunciativas, mas ação permanente contra todo tipo de subjugação da condição humana.

Talvez  devido à  evolução dos tempos, que avançaram rapidamente na tecnologia e estagnaram ou regrediram na ética e na moral, certos conceitos originais da Maçonaria Operativa foram distorcidos, confusos e até eliminados.

O " Ordo ab Chao "(1)* que  os maçons  (de R:. E:. A:. e A:.) possuem como insígnia no mais alto escalão de seus estudos (graus), é um deles e não menos importante e sem importância.

A Maçonaria, institucionalmente, padece do mesmo problema que as demais Instituições preocupadas e preocupadas com o Progresso da Humanidade. Porque, valendo-se da sua  História , podem aceitar que são vítimas da mediocridade, da perda de noções de virtude e valores e de uma tendência que o mercantilismo propagou, criando o homo consumismo, o hedonismo, a presunção e a descrença.

É claro que as Instituições nada mais são do que o receptáculo do trabalho dos homens que as integram. E se estes não se basearem na doutrina, na  história  e no desenvolvimento daqueles, decairão, estagnarão e finalmente desaparecerão devido à estagnação em que caem.

Essa é a sintomatologia de uma civilização em declínio, que se exalta no desenvolvimento de sua tecnologia, mas não avança em seus aspectos éticos e morais.

A Maçonaria constitui um baluarte racional e científico, um amante da  filosofia  como  ciência , um estudioso dos valores e virtudes que o livre pensamento permite elucidar, uma salvaguarda dos Direitos do Homem, um promotor da Justiça como paradigma de convivência, um inimigo da ignorância, dos fanatismos e mal-entendidos existentes na Humanidade. E sobretudo, promotor da Tolerância e da Fraternidade para alcançar, como dissemos, um mundo melhor.

Quem recorrer às obras aqui consignadas entenderá do que estamos falando

E para isso, esperamos iluminar um pouco mais aqueles que têm essas preocupações. Daí a seção “Artigos”, na qual estão registrados vários trabalhos de QQ:.HH:. espalhadas pelo mundo, cuja contribuição registramos para que seu pensamento se espalhe e contribua para a necessária  Unidade  da Maçonaria, que buscamos arduamente e convictos de sua necessidade.

Ordo ab Chao significa “Ordem sobre o caos”. 

E prefigura uma ação civilizadora da Maçonaria, em todos os  momentos  em que o "obscurantismo" prevalece sobre a convivência humana.

FONTE: https://www.diariomasonico.com/planchas/ordo-ab-chao/

Comentários