As doze colunas zodiacais

 


As doze colunas zodiacais


                                        Nos Templos Maçonicos existem representações dos signos do zodíaco, os quais servem de objetos de estudos e difusão de ensinamentos da Astrologia. 

Nestes signos, no sobrenatural maçonico representam a trajetória a ser percorrida pelo iniciado e seu desenvolvimento, desde sua iniciação até culminar no Grau de Mestre Maçom. 

No Rito Escocês Antigo e Aceito, essa representação é apresentada por meio de símbolos.

Uma dessas representações é evidenciada por meio das Colunas Zodiacais, que se encontram ao longo das paredes Norte e Sul, localizam-se todas no Ocidente e são sinais do crescimento no aspecto material, moral e ético do iniciado, sendo que elas podem ser pintadas ou erguidas em relevo, dispostas de forma eqüidistante entre si, encontrando-se seis ao norte e seis ao sul, além disso, são figuradas por colunas da ordem Jônica, possuindo em seu capitel o Pentaclo, na simbologia das colunas zodiacais relaciona-se tanto com o macrocosmos como o microcosmos do universo ao templo do homem.

A coluna Jônica possui em seu capitel ornamentado com duas volutas (espiral), altura nove vezes maior que seu diâmetro, arquitrave ornamentada com frisos e base simples, as volutas teriam se originado, segundo a lenda, por Íon, o grego, que foi enviado à Turquia para construir templos dedicados aos deuses gregos, na cidade de Éfeso. 

Íon observou que as folhas de cortiça, colocadas sobre os pilares para evitar infiltração de água e amortecer o peso das traves, cediam à pressão e com o tempo, contorciam-se dando voltas, imitando as madeixas de mulher.

O Pentaclo é a representação de cada signo com o planeta e o elemento que o caracterizam. 

A sequência das colunas é de Áries a Peixes, iniciando-se com Áries ao Norte, próxima à parte Ocidental, e terminando com Peixes ao Sul, também próxima à parte Ocidental. 

Os signos zodiacais relacionados com o Grau de Aprendiz Maçom são: 

Áries, Touro, Gêmeos, Câncer, Leão e Virgem. 

Relacionado com o Grau de Companheiro esta o signo de Libras. 

Inerentes ao Grau de Mestre Maçom são os signos de Escorpião, Sagitário, Capricórnio, Aquário e Peixes.

Coluna nº1, Áries, corresponde à cabeça e ao cérebro do homem e como faculdade intelectual, a vontade ativa gerada pela sua percepção. Corresponde ao planeta Marte e ao elemento Fogo, representando no aprendiz o fogo interno, o ardor encontrado no Candidato à procura da luz.

Coluna nº 2, Touro, corresponde ao pescoço e à garganta, a natureza pronta para a fecundação, simboliza que o candidato, depois de ter sido devidamente instruído, foi admitido nas provas de iniciação, está preparando-se internamente. Corresponde ao planeta Vênus e ao elemento Terra.

Coluna nº 3, Gêmeos, corresponde aos braços e mãos, como faculdade intelectual é a união da intuição com a razão. Corresponde ao planeta Mercúrio e ao elemento Ar, representa a terra já fecundada pelo fogo, à vitalidade criadora, criatividade, versatilidade, engenhosidade. Simboliza o recebimento da luz pelo candidato.

Coluna nº4, Câncer, representa o nascimento da vegetação, a seiva da vida, simboliza a instrução do iniciado e a compreensão por ele, dos conhecimentos iniciáticos, o aprendizado com persistência e prudência. Faculdade intectual representada pelo equilibrio entre o material e o racional. Corresponde ao planeta Lua e pelo elemento Água.

Coluna nº5, Leão, corresponde ao coração, centro vital da vida física. Corresponde ao planeta Sol e pelo elemento Fogo, é para o aprendiz a luz que vem do Oriente, é o calor dos irmãos dentro da loja. É o emprego da razão a serviço da critica, é a seleção de conhecimento.


Coluna nº6, Virgem, faculdade intelectual que manifesta a realização das esperanças. Corresponde ao planeta Mercurio e ao elemento Terra. Representa para o aprendiz, o aperfeiçoamento, quando ele já pode se dedicar ao desbastamento da pedra bruta.

Coluna nº7, Libra, caracterizada por Vênus e pelo elemento Ar, refere-se ao grau de Companheiro Maçom. Simboliza o equilibrio entre polos, entre as forças construtivas e destrutivas. Eleva o Companheiro em estado de aprimorar e desenvolver seu máximo de atividade produzida.

Coluna nº8, Escorpião, caracterizada por Marte e pelo elemento Água, desta até a coluna de Peixes, todas se referem ao grau de Mestre Maçom. Essa coluna representa as emoções e sentimentos poderosos, rancor e obstinação, além da constante batalha contra as suas limitações.

Coluna nº 9, Sagitário, caracterizada por Júpiter e pelo elemento Fogo. Representa a mente aberta e o julgamento analítico.

Coluna nº 10, Capricórnio, caracterizada por Saturno e pelo elemento Terra. Simboliza a determinação e a perseverança.

Coluna nº11, Aquário, caracterizada por Saturno e pelo elemento Ar. Represneta o sentimento humanitário e prestativo, a solidariedade.

Coluna nº12, Peixes, caracterizada por Júpiter e pelo elemento Água. Simboliza o desprendimento das coisas materiais.


O Zodíaco desempenha influência sobre as vontades, as emocões e as sensações humanas, contendo-os ou desenvolvendo-os, de acordo com o signo em ascendente no momento de seu nascimento. 

Este signo é o que ocupa a posição mais próxima do Sol neste momento. 

As Colunas Zodiacais, pela sua estruturação no Templo Maçônico, expõem que o candidato à Iniciação relaciona-se com Áries, cuja ferosiade o leva a forçar as portas do Templo. Então ele é levado até a Câmara de Reflexões, onde se propõe à prova da Terra, enquanto o Sol está em Touro.

Sucumbindo para a vida profana e sob a influência de Gêmeos, e observando a fórmula alquímica V.I.T.R.I.O.L. (Visita Interiora Terrae Rectificandoque Invenies Occultum Lapidem), 

literalmente seu significado é: “visita o interior da terra e, retificando-te, encontrarás a pedra oculta”, ou seja, mostra o caminho que o candidato deve seguir para fazer um profundo exame de consciência, verifique os aspectos negativos de seu caráter e desafie-se a deixá-los, fazendo com que possa encontrar a Pedra Polida que há em sua alma. 

Posteriormente o Sol eleva se e o recipiendário surge do interior da Terra, a fim de realizar a Prova do Ar.

O Sol em seguida começa o seu curso descendente em Câncer, e o recipiendário executa as provas da Água e do Fogo, que é regido por Leão, que ingere tudo o que ele ainda disponha de espúrio. 

Firmado pela energia de Leão, o neófito esposa Virgem, que o remete ao mais elevado e puro ideal. 

Indo para a Coluna do Sul, o obreiro aprende com o signo de Libra a refletir com clareza e a mostrar suas ideias com atitude e segurança. 

Transitando à influência de Escorpião, o obreiro obtém uma vida intíma rica de conhecimento, aprimorando sua compreensão intelectual e espiritual. 

Em Sagitário, o obreiro desce ao interior do seu Eu e aplicando os conhecimentos já adquiridos, aguça o aperfeiçoamento do seu caráter. 

Com o Sol em Capricórnio, domicílio de Saturno, o Maçom busca sua elevação e se contemporiza na Câmara do Meio.

Conforme se pode observar que os signos tem sua correspondência com alguns planetas. Também há algumas correspondências com Cargos em Loja, tais como:

Venerável Mestre- Júpiter, que simboliza a sabedoria. Rege a visão, a prosperidade, a misericórdia, a liturgia, o sacerdócio, o mestre a felicidade.

Orador- Mercúrio o planeta que rege a expressão da verdade, pois é ¨ o enviado de Deus¨. Mercúrio tem asas nos pés e é porta voz, aquele que dá as boas vindas e domina os escritos.

1º Vigilante- associado ao planeta Marte, que era o senhor da guerra, simbolizando a força. Marte rege o início, a coragem, o pioneirismo e o impulso.


2º Vigilante- associado ao planeta Vênus, simboliza a beleza, rege a harmonia, o prazer, a alegria, e abeleza como reflexo da manifestação de G.`.A.`.D.`.U.`..

Secretário- Saturno. Que é responsávelde gravar para a eternidade os fatos de forma fria e exata. Ele é o controlador rígido da ordem dos processos e pela documentação dentro das normas.

Tesoureiro- Chronos (Saturno para os romanos), simboliza a riqueza. Tem a missão de receber os metais e de organizar o movimento financeiro da Loja.

Mestre de Cerimônia- Mercúrio, o deus astuto. Também se relaciona com o Sol. O Sol caminha diariamente pelo Céu, levando e trazendo a existência, a verdade e ajustiça. É ele que anima a vida e que circula no Oriente e no Ocidente.

Com isso concluimos que existem vários significados das colunas zodiacais da Maçonaria Simbolica objetivando ao aprimoramento do Maçom

As colunas zodiacais simbolizam o crescimento do iniciado material, moral e espiritual (ético), ou seja, é o sentido do caminho que ele deve percorrer a direção a ser seguida na busca do seu crescimento, por aqueles que procuram a verdade, alicerçado na filosofia Maçônica.

                                                                                 

Ir.`. Apr.'. FÁBIO ALVES DOS SANTOS, Or.'. Guarulhos



Comentários