O ARA MAÇÔNICO
Este é um elemento simbólico necessário para que uma loja possa considerar abertos os seus trabalhos.
O Ara ou Altar Maçônico representa o vínculo gerado entre os Maçons e sua respectiva divindade durante os trabalhos de uma loja.
Vale lembrar que o G.A.D.U. não é um "Deus" maçônico, é apenas um construto que foi gerado com o objetivo de agrupar todas as crenças, onde cada irmão que faz parte de um workshop ou logia pode reconhecer o seu própio Deus.
No Ara Maçônico podemos encontrar diversos objetos que cumprem um propósito simbólico e que visam levar os maçons a um estado de espiritualidade em que os trabalhos de uma loja enquanto estes estão efectivamente abertos.
Nos trabalhos maçônicos é necessário que no Ara estejam presentes, pelo menos três elementos-chave, o V.L.S. o Esquadrão e o Compás.
POR QUE UMA BÍBLIA É USADA NO ARA?
Em todas as lojas que seguem os postulados da Grande Loja Unida da Inglaterra, a bíblia é o elemento central do altar maçônico; mas vale a pena mencionar que não é o único livro que pode ser usado, pois é possível utilizar outro livro sagra Dó.
Por exemplo, logias que usam, a Torá, o Talmud, o Alcorão e, em geral, qualquer livro que represente a divindade em uma religião Monoteista dependendo das crenças maioritárias dos irmãos de um Workshop.
(Tirado da Biblioteca Colorado Ruiz, QDLGLC)
Comentários
Postar um comentário