Historiadores apontam que... “Os limites da Maçonaria são aqueles antigos princípios e práticas que apontam e distinguem a Maçonaria como tal, e são a fonte da Jurisprudência Maçônica.”
Além disso, indica que... “São divididos em esotéricos e exotéricos. Limites esotéricos são aqueles princípios e práticas contidos no Ritual da Ordem e que são essenciais para a existência da Instituição. Esta aula abrange a Lei não escrita da Maçonaria, para saber qual ritual constitui o guia mais seguro. ”
“Os Limites Exotéricos consistem dos Antigos Preceitos e Regulamentos, Usos e Constituições adotados desde tempo imemoriais para o melhor governo da Irmandade.”
A crença na existência de Deus como Grande Arquiteto do Universo
A fórmula "Grande Arquiteto do Universo" (G.A.D.U.) é relativamente moderna.
Mas em todos os tempos tem sido característica uniforme, universal, indiscutível, inalterável e irrevogável, o espírito altamente religioso da Maçonaria.
Em todos os documentos antigos, (o mais antigo é Manuscrito Regio, por volta do ano 1390) começa a narração ou com uma invocação a Deus, ou à Santíssima Trindade, ou a ambas as entidades.
Noutros, implora-se a graça de alguns santos padroeiros particulares, seja da Virgem Maria, São João Batista, São João Evangelista, etc. , etc. , etc.
(Santiago Martínez Mattos, mme)
Comentários
Postar um comentário