Um Sonhador Utópico!
Complicado. Mas sempre fui e sempre serei um Sonhador.
Pregar no deserto muitas vezes faz brotar uma flor em vários cactos que florescem, embelezam, causam empatia ambiental e amenizam a paisagem e o contexto!
Estas flores que brotam, são os meus amados irmãos que entendem e frutificam as suas aprendizagens.
São fomentadores de ideias e de ideais. São catalisadores de um Projeto muito maior de que a vã filosofia profana, que teima em batalhar os nossos augustos Templos.
Aí vem a pergunta que não se deve calar: De quem é a culpa? Porque estamos estagnados num Ostracismo nunca vivenciado na Ordem Maçónica? E por último a pior delas: O que é que eu estou a fazer para mudar esta história da derrocada da Ordem Maçónica?
A Resposta é uma só: Mea Culpa, Mea Culpa… minha máxima Culpa!!!!!!!!
Não fiz uma inquirição bem feita!!! Coloquei um amigo, por interesse pessoal na Ordem, sem nenhuma identidade moral para ser Irmão no sentido real da nossa Instituição. Ele pode ser um excelente amigo, nas não tem o perfil para ser um bom irmão!
Mas deixando de lado as divagações, voltemos ao foco: Porque estamos estagnados, que é amplamente respondido pela nossa inércia, a nossa perda de compromisso e perjúrio por não cumprirmos os nossos juramentos que fizemos na iniciação e em cada grau que subimos; por não cumprirmos o que aprendemos nos nossos rituais e instruções ritualísticas, filosóficas e Egregóricas.
Mas tudo a seu tempo. Dizia o Saudoso irmão José Castellani:
“A Maçonaria está a ser destruída por falta de conhecimentos sejam eles Ritualísticos, Simbólicos ou Filosóficos; pela falta de compromissos daqueles que entram nos nossos augustos mistérios e pelo grande números de iniciações espúrias de pessoas que não tem o direito de serem chamadas de irmãos. São e sempre serão Profanos de Avental”
Não existe a clássica frase: O IRMÃO ENTROU NA MAÇONARIA MAS A MAÇONARIA NÃO ENTROU NELE.
A Maçonaria não entra em ninguém, o que entra são os conhecimentos maçónicos quando encontram terreno fértil, no iniciado, Adubado pela Sabedoria da Humildade da alma iluminada, irrigado pela Beleza de coração com fartura de amor e abundância de disposição para a prática do bem e À prumo pela força da determinação da estabilidade e da firmeza do carácter e da personalidade que o estimula a prática continua do Bem.
Esta é a essência da Maçonaria e cabe-nos identificar o nosso papel dentro dela, ou então, agir com dignidade: ”respeita o que leste na câmara das reflexões: Se a curiosidade aqui te conduz, retira-te!”
Se Sois dissimulado, serás descoberto!
As Tradições profanas e mundanas, Não as conhecemos aqui!
E… O maior deles: VITRIOL ou V.I.T.R.I.O.L. é a sigla da expressão, do latim “Visita Interiorem Terrae, Rectificando, Invenies Occultum Lapidem“, que quer dizer: Visita o Centro da Terra, Rectificando-te, encontrarás a Pedra Oculta (ou Filosofal).
Filosoficamente ela quer dizer: Visita o Teu Interior, Purificando-te, Encontrarás o Teu Eu Oculto, ou, “a essência da tua alma humana”. É o símbolo universal da constante busca do homem para se melhorar a si mesmo e à sociedade em geral.
Se não existe esta essência em si, não prossiga. Entre nós não será reconhecido como irmão!
Assim, concluindo: ”sejais nobre, pelo menos no vosso afastamento de uma Instituição a que nunca pertencestes, pois não sois livre e de bons costumes! Não prossigais nesta estrada. Ele excluir-te-á mais cedo ou mais tarde, dependendo da tua vaidade, pois a tua falta de compromisso levar-te-á ao desestimulo e afastamento natural, mais cedo ou mais tarde!
Mede-se a qualidade de uma Loja ou Oficina, não pelo número de irmãos que possui, mas sim pela qualidade daqueles que construíram e irão construir no futuro, a sua história!!!”
Um Sonhador!
Dario Angelo Baggieri
Comentários
Postar um comentário