NA MAÇONARIA, A ESPERANÇA VAI ALÉM DA CRENÇA.

 

NA MAÇONARIA, A ESPERANÇA VAI ALÉM DA CRENÇA.

A cultura cristã nos incute a Esperança como sentimento de bênçãos concedidas pelo Criador aos homens justos. 
Conceito muito próximo da Fé. 
Para a Maçonaria, como vimos no artigo anterior, a Fé é a certeza da Credibilidade e do sentimento de Confiança.

Para além da questão religiosa, depositamos nossa Esperança, não na conquista de algo como consequência de graças alcançadas, mas no resultado dos pensamentos e das ações que nós mesmos tomamos.

Esta consciência é fundamental para transformarmos o falso estigma da Esperança como aguardar algo melhor, na firme confiança que temos em algo positivo que fazemos ou podemos fazer.

Fica fácil entender esta questão quando a aplicarmos à nossa Missão de TORNAR FELIZ A HUMANIDADE. 
Nós Maçons temos a esperança de que a humanidade seja feliz, mas, de que forma? Por ação do Criador ou pelas ações das Criaturas?

Friedrich Nietzsche, filósofo alemão do século XIX, realizou um trabalho filosófico denso e com peculiar acidez no questionamento dos valores da sociedade. Ele afirma que a esperança é o pior dos males da humanidade, porque ela faz com que o homem não enfrente os outros males que o afligem.

NA Maçonaria, trabalhamos para que a esperança não seja uma condição passiva de ESPERAR, mas sim, disposições da alma para ESPERANÇAR.

Esperançar é confiar nas coisas positivas e assim se animar e se estimular a realiza-las.

A raiz indo-européia da palavra ESPERANÇA é spe que significa expandir, aumentar, ter êxito, levar qualquer projeto adiante, seja ele de ordem física ou psíquica. Spe dará em latim spes e daí a nossa esperança. Da mesma etimologia temos pro-spere que significa prosperar, evoluir conforme o esperado, tornar-se próspero. Esta expectativa em direção ao futuro.”
A ESPERANÇA É RESULTADO DO TRABALHO POSITIVO,
NÃO, SIMPLESMENTE ESPERAR UM RESULTADO POSITIVO.
O elemento simbólico da esperança é a âncora. Repare que não se trata de algo leve, aéreo ou espiritual, mas, de um elemento pesado, que transmite segurança, estabilidade e tranquilidade.
A ÂNCORA DA ESPERANÇA É A FORÇA INTERNA QUE DÁ FIRMEZA E SUSTENTAÇÃO AOS MAÇONS NO
ENFRENTAMENTO DAS INTEMPÉRIES DA VIDA E DAS FURIOSAS ONDAS DOS VÍCIOS QUE ATORMENTAM A HUMANIDADE.

Sérgio Quirino
Grão-Mestre - GLMMG 2021/2024

Comentários