As 7 Artes Liberais, o Buscador e as Ciências

 



As 7 Artes Liberais, o Buscador e as Ciências

Aquele que almeja ter Conhecimento do Oculto deve livrar-se de toda a superstição, pois o Iniciado é tudo menos supersticioso, quando crê em Deus, e ele sempre o faz, crê com a certeza dos fatos e jamais do achismo, é pela soma de seus estudos que chega à conclusão de que a Grande Obra é fruto da Mente e sendo o Grande Arquiteto do Universo o Todo do qual Tudo necessita.
Sendo assim, é cabedal do estudo do Eterno Aprendiz, as ciências e as artes.
As 7 artes liberais, conhecidas do antigo mundo devem ser então pilar para os estudos do Neófito; eis as 7 Artes:
Trivium:
Retórica
Dialética
Gramática
Quadrivium:
Aritmética
Música
Geometria
Astronomia
Elas não são meramente ilustrações de erudição, como certos títulos e graus que hoje em dia colamos apenas para ter o canudo, não, elas têm propósitos claros e práticos que devem estudados e aprendidos.
Com o Trivium o buscador passa a ter uma melhor relação com o Próprio Pensamento, e é evidente que pensando melhor poderá ter maiores insights.
A Retórica lhe permitirá discorrer sobre um assunto buscando redes de informações que colaborem para uma argumentação sólida sobre o tema abordado, e o mais importante, sem perder o “fio da meada”.
A Dialética irá permitir concatenação de ideias de forma perfeita, a dialética é conhecida como lógica, e para que algo seja bem pensado deve ter como pilar a lógica, contudo, essa arte tange um aspecto da lógica que não o superficial, mas o bem profundo, tendo então algo de matemático e gramático em si próprio, tudo isso disfarçado numa proposição comum, por exemplo:
- Todos os alunos que prestam atenção na aula têm boas notas, mas João não tem boas notas, logo, João não presta atenção as aulas.
O que pode ser escrito da seguinte forma:
se (a) = (b) e (c) ≠ (b) logo (c) ≠ (a)
Sendo assim, o universo de A tem B e universo de B tem A, mas C é sozinho... Logo, em imagem AB e BA são duas esferas que se encontram no Centro e C é uma esfera solitária.
Então, na formação de pensamentos o conhecimento da lógica permite maior assertividade nas conclusões.
A Gramática virá de auxílio semântico aos pensamentos, afinal com o conhecimento da gramática é que se poderá pensar da forma correta, conhecendo as palavras, os termos e as leis gramaticais para compor as frases da lógica e da retórica, sem o conhecimento da gramática é impossível compor o pensamento.
Então, o Aprendiz estudando essas três primeiras artes poderá perceber que seus pensamentos se tornaram um tanto mais puros, eficazes...
Se o Trivium deu ao Aprendiz as ferramentas para se entender melhor e pensar melhor, o Quadrivium lhe permitirá entender melhor o mundo ao seu redor, assim como a Criação.
Com a Aritmética irá aprender a quantificar as coisas ao redor, além de achar razões matemáticas ao seu redor, das finanças as paredes de sua casa que seguem uma certa proporção, passará a vislumbrar certa Ordem nas coisas;
Com a Música, verá que escalas se seguem em tudo o que ouvimos, e que tudo o que tem som tem para si uma nota, perceberá dentro da música as artes anteriores, e na verdade é assim com todas as 7 artes, umas se completam nas outras.

Aprenderá sobre a Música das Esferas, e sendo muito breve no que dizemos, acalmará a alma, Sócrates dizia que qualquer homem livre deve ser treinado na ginástica para o corpo e na música para a alma;
Da Geometria passará a vislumbrar as máximas matemáticas e geométricas que se escondem no cenário próximo, como no arco de entrada de certa casa, nos pilares de sustentação de outra.
Números como Pi e Phi passarão a fazer parte de seus pensamentos e saltarão aos seus olhos quase sempre, verá até mesmo na igreja que frequenta o Círculo Divino e o Quadrado Material, seus olhos passarão a se abrir para o mundo a sua volta.
E pela Astronomia passará a entender a relação de onde estamos no Universo, com o quem somos em Vida, é pelo estudo da Astronomia que aprenderá a Orientar-se e finalmente achar o Oriente e o Leste, é pela astronomia que descobrirá o quão pequeno é e o quão Grande é o Grande Arquiteto do Universo.

O Grande Geômetra, o Grande Musicista, O Grande Matemático, todas as ciências estão Nele.

Agora com a relação das 7 artes, o Aprendiz pode pensar melhor o Universo e a Si mesmo, sem falsas lógicas, sem sofismas, sem superstições e é aqui que os monstros do passado são dilacerados nas luzes da verdade, e o Buscador sai da Treva para a Luz. Deixa de ver as sombras no fundo da caverna para vir ao Mundo Real.
Então, hoje a ciência tendo aberto novos caminhos e novas dúvidas precisa ser levada a sério em seus estudos e nós como aprendizes devemos nos dedicar a ela, sem a Luz da Ciência tudo quanto cremos é opinião, foi Sir. Francis Bacon quem desenvolveu o Método Científico, também foi ele Um Grande Iniciado.

Foi Sir. Isaac Newton quem desenvolveu os pilares da Física e do Cálculo, e também foi ele um Grande Iniciado.
Foi René Descartes quem desenvolveu o Discurso do Método e o Plano Cartesiano, e também foi um Grande Iniciado.

E a lista continua...
Sendo assim, não somos movidos pelo achismo, por opiniões ou por idiossincrasias.
Somos aqueles que estudam, não aqueles que sabem, somos aqueles que tem as perguntas e não aqueles que tem as respostas, somos Aprendizes e não Mestres...

Comentários