PRINCÍPIOS MAÇÔNICOS PARA A SOCIEDADE

 



PRINCÍPIOS MAÇÔNICOS PARA A SOCIEDADE

A Grande Loja de Aragão – Grande Oriente de Aragão recolhe a tocha de quantos homens e mulheres trabalharam, lutaram e, em muitas ocasiões, até deram suas vidas por isso, pela defesa e manutenção de seus ideais para si mesmos e como uma proposta de projeto e desenvolvimento para o resto da sociedade. 

Esses ideais são LIBERDADE, IGUALDADE e FRATERNIDADE.

Ao longo dos séculos e de muitas maneiras diferentes, a ideia de uma vida em liberdade tem sido a aspiração de homens e mulheres de todos os tipos e condições. A opressão, a coerção, a imposição em suas mais diversas formas e canais (políticos, econômicos, culturais, etc.) tem sido uma constante ao longo da história da humanidade. Mas, da mesma forma, a rebelião, o legítimo anseio por dignidade e liberdade diante desses laços e correntes também foi alimentado por inúmeros homens e mulheres. Muitos foram aqueles que consideraram e consideram, que cada homem vale tanto quanto outro homem, que não deve haver servos e senhores, que somos todos senhores, dotados de uma dignidade inviolável intrínseca à nossa natureza humana. 

Nenhuma pessoa, nenhuma organização política ou social, classe social ou qualquer outra construção do intelecto humano pode justificar a coerção e a negação da liberdade, a diferenciação entre os seres humanos em seu direito e o planejamento para o seu desenvolvimento vital com liberdade plena e absoluta de acordo com suas próprias tendências, preferências e juízos de valor.

A Grande Loja de Aragão - Grande Oriente de Aragão como herdeira direta de uma corrente que há mais de três séculos  defende os ideais de razão, liberdade, igualdade, tolerância como a única maneira possível de viver em uma sociedade justa, primeiro a luta de forma concreta e plausível contra as monarquias absolutas, classes aristocráticas negando as liberdades mais elementares, mais tarde e em um dos tempos mais comprometidos e também mais terrivelmente amargos da Guerra Civil Espanhola, onde muitos maçons ofereceram e literalmente sacrificaram suas vidas para defender uma sociedade livre e justa, como dizemos, a GLA-GOA se manifesta como um lugar onde o que é chamado de livres-pensadores têm um lugar, Nada mais e nada menos! 

Nela não há primazias ou postulados religiosos, políticos, sexistas, culturais ou quaisquer outros postulados exclusivos e exclusivos. Somente mentes livres, dispostas a contrastar, amadurecer e desenvolver sua própria visão do mundo e da vida em seu sentido mais amplo, através da livre exposição de pensamentos, crenças, ideais.

Em um mundo onde o pensamento único está se impondo aos trancos e barrancos, onde tudo é preto ou branco, ou você está comigo ou contra mim, onde toda crítica ou pensamento alternativo é imediatamente marcado como antissistema, revolucionário ou idealista, onde análises mínimas ou pontos de vista diferentes daqueles defendidos pela grande mídia não são mostrados ou permitidos, estabelecimento político, social e cultural, aqui! é onde os maçons e particularmente a Grande Loja de Aragão - Grande Oriente de Aragão quer ser um ponto de encontro onde sinergias de homens e mulheres livres que querem expandir e alertar o resto da sociedade do perigo de uma sociedade limitada em suas liberdades, da desigualdade galopante de seus cidadãos, Especialmente nas nossas sociedades desenvolvidas, de uma sociedade darwiniana onde cada um por si se estabelece, face aos vínculos essenciais de fraternidade e solidariedade que governam, para a sua própria sobrevivência, mesmo qualquer sociedade minimamente civilizada.

E estes ideais de liberdade, igualdade e fraternidade pretendem também tornar-se expansivos e conjuntos com os da ciência, do trabalho e do progresso.

Se não há uma sociedade de homens iguais em seus direitos de todos os tipos, não pode haver liberdade entre eles, muito menos fraternidade! 

Pelo contrário, uma sociedade onde uma pessoa tem um caminho de liberdade garantido em suas mais diversas manifestações (orientação sexual, vocação profissional, aspirações e pensamento político, religioso, etc.) pode passar pela ciência, esforço, perseverança, progresso como indivíduo e também que o fruto intelectual e / ou material será um avanço e progresso para a sociedade como um todo. 

A liberdade e a igualdade, e com ela o progresso pessoal, são compatíveis com a liberdade, a igualdade e o progresso comunitário. De fato, um não pode existir sem o outro.

Para estes da Grande Loja de Aragão - Grande Oriente de Aragão, estamos empenhados em realizar e melhorar a nível pessoal, e como uma loja, os valores democráticos como a única forma de organização política, a razão como o princípio orientador da vida social, econômica e cultural, o direito de cada indivíduo a ter suas necessidades vitais mínimas cobertas (saúde, educação, padrões mínimos de vida) por parte das autoridades públicas, tolerância e o quadro legislativo e social adequado para criar, manifestar e expressar qualquer opinião filosófica, política, religiosa, cultural, etc. com absoluta liberdade sem ter que sofrer coerção ou dano físico, profissional ou qualquer outro tipo de dano.

Comprometemo-nos a defender a liberdade como o valor supremo da pessoa, sem o qual todos os outros direitos carecem de apoio efetivo.

Diante da crescente desigualdade econômica, política e social, da intolerância a outras ideias políticas e religiosas, da ameaça cada vez mais real de uma regressão de direitos e liberdades nas sociedades ocidentais desenvolvidas de hoje, a Maçonaria se compromete a ser vigilante ativa diante da sociedade para a defesa dos valores que os livres-pensadores de todas as idades têm defendido por séculos, e de uma forma muito particular, os maçons de qualquer lugar do mundo.

Em primeiro lugar, para tudo e para todos

LIBERDADE! IGUALDADE! FRATERNIDADE! 


FONTEhttps://granlogiadearagon.org/manifiesto-social/214-18-06-2017-principios-masonicos-para-la-sociedad-del-siglo-xxi

Comentários