A IMPORTÂNCIA DO SINAL DE HARPÓCRATES
Meus irmãos, faremos uma pequena observação sobre Harpócrates.
Sendo esse, segundo a mitologia grega, o deus do silêncio, sua figura e representada por uma criança com o dedo indicador da mão direita elevada até seus lábios, onde representa o silencio e o segredo.
Embora a voz seja um instrumento delicado e de alta importância na existência humana, entramos na questão citando um proverbio árabe na qual diz:
“NUNCA DIGA TUDO O QUE SABES, PORQUE ÀQUELE QUE DIZ TUDO O QUE SABE, MUITAS VEZES, ACABARÁ DIZENDO O QUE NÃO DEVE".
Se cada pessoa falasse apenas o necessário e no momento oportuno, haveria um salutar silêncio na Terra.
Esses provérbios, extremamente verdadeiro, nos mostra a importância de ficarmos em silencio nas mais determinadas situações.
Muitas pessoas, ou mesmos irmãos, no ímpeto de suas palavras, não percebem o quão indesejado se torna, como já dissemos anteriormente, tudo aquilo que excede se transforma em veneno, assim como sua oposição também o faz.
O silencio esta para nós, como o “mestre” esta para seus alunos, pois nos ensina a respeitar o nosso eu, a valorizar o ser humano que somos, a respeitar o templo que é o nosso corpo e o santuário que é a nossa vida.
Através do silencio, aprendemos a valorizar o nosso dia e a nossa vida. A enxergar em nós as qualidades que possuímos, e descobrir as imperfeições, despertando a consciência para o que precisa ser aprimorado.
Através do silencio, aprendemos que a vida é boa, que nós, só precisamos olhar para o lado certo, ouvir a música certa, ler o livro certo e escolher as devidas companhias.
No rito Adonhiramita, o aprendiz não fala, somente ouve, e isso possui um simbolismo muito profundo, pois tendo como seu patrono são João Batista, a historia diz que seu pai Zacarias, ao receber a noticia da vinda do precursor do “MESTRE”, pelo anjo Gabriel, o mesmo permaneceu mudo até a realização de tais acontecimentos, devido sua incredulidade perante os fatos de DEUS.
A importância do sinal de Harpocrates nos revela que gritar não traz respeito.
Que apenas ouvir, em muitos momentos, é melhor do que falar.
Por vezes, o silêncio pode ser confundido com fraqueza, apatia ou indiferença. Porém, ser capaz de calar-se em certos momentos, é uma grande virtude.
Os verdadeiros mestres sabem ser firmes sem renegarem a mais perfeita quietude e benevolência.
Em loja, há irmãos que se comprazem em falar, mas falar oque?
Liderado pelo seu espirito juvenil e entusiasta, proporciona mais animação na sua fala, faltando-lhe a ponderação do seu tempo, do seu conhecimento, tornando-se incoerente, e principalmente dispondo da tolerância dos irmãos ao ouvirem.
Lembremos que somos meros aprendizes de todas as áreas do conhecimento, para emitir opiniões sobre tudo.
Somente o silêncio nos ensinará a ouvir mais, a desenvolver a virtude da humildade, essa que nos faz compreender que, mesmo sendo sábios em muitas áreas, temos muito ainda a aprender.
Que o Grande Arquiteto do Universo nos ensine a usar a voz com cuidado, a cada pronunciar de palavra, assim como o concertista o faz na interpretação de uma ópera.
Comentários
Postar um comentário