O Que é a Transmutação Mental



O Que é a Transmutação Mental?

Eis um conceito complexo, mas, de modo direto, podemos definir a Transmutação Mental como a arte de transformar e mudar os estados, as formas e as condições mentais em outras.
Claro que colocado desta forma simplificamos um conceito ligado ao hermetismo e que alegoricamente pode ser enxergado como o equivalente à Pedra Filosofal dos alquimistas.
Pra entendermos esse conceito de uma forma mais profunda, precisamos voltar a certos preceitos do Hermetismo.
Sendo assim, nos basearemos no livro “O Caibalion”, para mergulhar em premissas esotéricas e filosóficas um pouco mais intricadas.
Mas antes é necessário diferenciar dois conceitos:
1- transmutar é um processo irreversível de mudança em sua essência, convicta e internamente;
2- transformar é uma mudança restrita à forma, do exterior, existindo nela valor comportamental por servir de iniciação à transmutação.
O PRINCÍPIO DO MENTALISMO
Basicamente o hermetismo, uma filosofia levada para o renascimento mas que era conhecida já na antiguidade, é regido por sete princípios básicos.
Esse conhecimento filosófico, em parte, havia sido escrito na Tábua de Esmeralda, que foi perdida, e pode ter sido enterrada secretamente nas planícies de Gizé, no Egito, por volta de 400 d. C., quando o Império Romano, ainda no processo de cristianização, estava procurando eliminar outras tradições religiosas.
O primeiro princípio hermético, o Princípio do Mentalismo, afirma que “O TODO é Mente; o universo é mental.”
Para muitos, o TODO é o que chamamos de Deus e o universo não passa de formas mentais deste TODO. Sendo assim, não podemos fazer nada além de assimilar a Lei que se manifesta nestas criações mentais.
Segundo Hermes Trismegisto, o universo é um palco montado dentro da mente do criador.
Se você pensou em algo com o mostrado no filme “Matrix” (1999), saiba que você não está de todo errado!
Esse primeiro princípio hermético é, talvez, o mais importante dentre os sete, pois ele nos dá a chave para a Transmutação Mental:
O TODO pode ser aproximado grosseiramente do que chamamos de Deus e o universo seria apenas uma criação mental do Todo, sendo a matéria nada mais do que força mental coagulada.
A TRANSMUTAÇÃO HERMÉTICA.
Os antigos hermetistas possuíam Conhecimentos Internos e Externos (estes externos sendo o único possuído pelos cientistas modernos).
A Transmutação Mental era um destes conhecimentos secretos.
“O Caibalion” ainda nos diz que:
“A Mente (tão bem como os metais e os elementos) pode ser transmutada de estado em estado, de grau em grau, de condição em condição. de pólo em polo, de vibração em vibração. A verdadeira transmutação hermética é uma arte mental
Partindo do Primeiro Princípio Hermético, se o universo é Mental na sua natureza, ou seja, a Realidade Objetiva do Universo é Mente, a Transmutação Mental pode ser considerada como a arte de mudar as Condições do Universo, nas divisões de matéria, força e Mente (planos Material, Espiritual e Mental).
A transformação que começa na Mente reflete nos demais planos, pois o poder que rege o universo é puramente mental, não se trata de materialismo ou utilitarismo.
Afinal. se o universo é Mental, a Mente é a única coisa real e por isso é tão importante começar transmutando-a.
Nesse processo existe uma ligação biunívoca com a evolução espiritual e de caráter.
Lembre-se que um dos ensinamentos mais valorosos dos hermetismo para nosso momento atual diz que as causas da miséria física estão nos outros planos: mental e emocional.
Além disso esteja sempre vigilante para o um corolário do Princípio do Mentalismo, perigoso por ser uma pedra em nosso caminho evolutivo: a preguiça mental é o princípio da preguiça física.
Ou seja, transmutar nossa Mente pode ser a chave da saúde física e emocional, pois como ensina o mais conhecido princípio hermético: “O que está em cima é como o que está embaixo, e o que está embaixo é como está em cima”.
Todas as reaçõ

Comentários