Há várias classificações dos níveis de consciência humana e no fundo, todas abordam as mesmas características, porém de aspectos diferentes.
A classificação busca segregar os seres humanos por seu entendimento da sua realidade, principalmente nas questões de ter lucidez de quem é, de sua capacidade, responsabilidade e até do mundo que vive.
Daí imaginamos que possa existir milhares de classificações diferentes para toda a espécie humana e de certa forma sim, dada a complexidade do tema e a diversidade entre pessoas, porém para facilitar os estudos e o entendimento, essa segregação foi realizada em poucas classes com aspectos similares e foi levada em consideração a capacidade de reconhecimento da realidade externa (do ambiente) e interna (de si mesmo), sua interação e capacidade de resposta consciente e inconsciente aos eventos exteriores e interiores.
E para entender melhor tudo isso, vamos definir alguns termos, como o que significa Consciência e Entendimento.
Se você for olhar em um dicionário encontrará algo parecido com: “Consciência é o estado de percepção de si mesmo e do mundo circundante”. Porém, para fins desse artigo e para melhor entender a divisão dos níveis de Consciência, vamos definir “Consciência como o Entendimento que temos sobre nós mesmo e do mundo que nos cerca”.
E sobre Entendimento vamos definir como sendo uma soma de conhecimentos e experiências já fixados e nossa capacidade de criar nossa realidade através delas.
A consciência é um estado mental, portanto, estamos falando de uma energia quântica e espiritual (ver meu artigo sobre isso).
O nível de consciência de nós mesmos e do mundo que nos cerca determina a qualidade dos nossos Pensamentos, Sentimentos, Ações e Resultados, nos possibilita analisar situações e alterá-las, aprender com as experiências próprias e outras pessoas, racionaliza os relacionamentos entre pessoas, nos dá capacidades de imaginação e criação ampliadas.
E quanto mais evoluímos em consciência, ou seja, quanto mais subimos nessa hierarquia de entendimento, mais melhoramos nossa relação conosco mesmo, com as outras pessoas e com o mundo.
Então vamos à Classificação em si:
Esta é uma Classificação feita por Richard Barret e foi baseada na pirâmide de Maslow, porém, voltados aos estados psicológicos. Ele chamou sua teoria de “Estágios do desenvolvimento psicológico”
Ele amplia seu estudo também para as empresas, para ele “as empresas crescem e se desenvolvem da mesma maneira que os indivíduos”. Mas aqui vamos nos ater a pessoas, mas caso queira, você pode expandir seu entendimento também para empresas.
1 – Sobrevivência ou Nível Animalesco
Pensam e buscam apenas a sobrevivência, não acreditam que possuem capacidade para melhorar sua situação, vivem seus dias apenas lutando para ter o suficiente para comer e suprir suas necessidades básicas.
Neste nível as pessoas Não Pensam, Reagem.
Não possuem o Entendimento de auto responsabilidade e culpam outras pessoas ou situações por sua condição.
Reage de maneira agressiva e possessiva à toda situação que não o agrada.
Permite que os eventos externos alterem seu humor.
Nutre pensamentos negativos e raramente consegue vibrar positivamente.
2 – Relacionamentos ou Nível de Massa
Neste nível as pessoas buscam um sentimento de amor e pertencimento, porém, seguem a consciência coletiva do mesmo nível – seguem a multidão.
Não buscam entendimento real da causa de sua situação e não buscam ainda a evolução de sua condição.
3 – Autoestima ou Nível Aspiracional
As pessoas desse nível de consciência já buscam um sentimento de valor pessoal.
Já desejam uma situação melhor, já não concordam com vários pensamentos da massa e já começam a buscar pela situação que desejam, mas ainda sem muito entendimento sobre como vão alcançar isso.
Normalmente perde muito tempo tentando despertar essa mesma consciência nas pessoas com quem convive.
Ainda não consegue uma convivência fácil com pessoas de níveis mais evoluídos por não entender exatamente como elas pensam e também já se atrita bastante com as pessoas de níveis inferiores, por não aceitar mais essas condições.
4 – Transformação ou Nível Individual
Este é o nível da virada, onde as pessoas buscam os estágios superiores de consciência, é considerado o nível da prova.
Neste nível a pessoa já consegue viver o que pensa, defende seus pontos de vista e suas ideias. Não mais depende e nem quer as opiniões e perspectivas do grupo.
Busca o seu desenvolvimento pessoal, pois já possui consciência de suas limitações e buscam o autoconhecimento. Já possui alto grau de auto responsabilidade, entendendo sua realidade é responsabilidade unicamente sua.
Começa a afirmar suas conquistas, mesmo ainda não tendo de fato a posse material dos objetivos, mas já sente ser possível atingi-los.
5 – Coesão interna-Nível de Disciplina
O objetivo das pessoas nesse nível consciencial é encontrar significado em sua vida alinhando-se com sua paixão e propósito e criando uma visão para o futuro.
Dos níveis de consciência é o mais difícil de ser conquistado completamente, muitas pessoas estagnam entre o nível 4 e o início desse nível.
A disciplina é a capacidade de dar uma ordem a si mesmo e ser capaz de cumprir essa ordem, ou seja, o indivíduo passa a fazer o que precisa ser feito, mesmo que isso lhe custe noites sem dormir, muito tempo para concluir uma atividade ou qualquer outro sacrifício. Ele possui foco e nada o faz desistir de seus propósitos.
6 – Fazer a diferença ou Nível de Experiências
Neste nível a consciência já madura, começa a buscar colocar em prática seu senso de propósito cooperando com outros para benefício mútuo e realização.
Possuem consciência do Todo e de que Somos um – contribuindo para o bem do outro, estará contribuindo com seu próprio bem – lei de causa e efeito (leia o artigo sobre as Leis do Universo!).
Passa a viver os seus sonhos na prática.
Começa a materializar os seus sonhos.
7 – Serviço ou Nível de Maestria
Neste nível as pessoas se dedicam ao serviço de transformação da vida de outras pessoas.
Possuem a disciplina em mais alto nível e total controle de si mesmo e de seus pensamentos.
Não reage mais a nada, responde conscientemente a todas as situações.
Consegue manter uma qualidade de pensamentos (vibração) que permite expandir cada vez mais sua consciência universal.
Não permite mais que pensamentos negativos lhe dominem a mente e somente os pensamentos positivos permite que permaneçam e isso gera sentimentos, ações e resultados na mesma vibração.
Essa qualidade da vibração do pensamento faz com que ela atraia mais e mais a energia da prosperidade plena.
Comentários
Postar um comentário