O ESPELHO...

 

O ESPELHO

A VISÃO ESPECULAR

"O espelho, objeto de uma riqueza material e simbólica extraordinária, cria o dobro do visível e estabelece uma relação dialogada com o tempo.

A imagem vazia, fragmentada ou transformada remete para a multiplicidade do ser, para a sua complexidade existencial, e é concebida como uma substância diáfana que permite a entrada no mundo do sonho, da poesia e da arte.

Desde a sua presença nas estelas celtas ou relevos egípcios, passando pela sua relevância intrínseca na pintura barroca ou cubista, na literatura simbólica, nas crenças funerárias, na poesia, ao seu protagonismo em contos como a Branca de Neve dos Irmãos Grimm ou no enxoval feminino, este objeto fascinou especialistas de todas as épocas e ramos do saber.

O espelho não só fez parte do cotidiano de todas as culturas conhecidas, mas também soube transformar-se no símbolo da imagem, identidade e destino do ser humano. O objetivo do presente volume é abordar o estudo do espelho sob várias perspectivas. 

Deste modo, contempla-se a importância e a presença do espelho em campos tão diversos como o da História, da História da Arte, da Literatura e da Arqueologia. "


PDF: https://drive.google.com/open...






Comentários