IGUALDADE VS EQUIDADE

 

Comentários

  1. Embora ambas tenham o objetivo de promover a justiça, é possível perceber que equidade e igualdade têm conceitos distintos e essa diferença precisa ser enfatizada. Enquanto a igualdade busca tratar todos da mesma forma, independentemente da sua necessidade, a equidade trata as pessoas de formas diferentes, levando em consideração o que elas precisam.

    Podemos pensar em um exemplo bem simples: se dermos a mesma escada para três pessoas de alturas diferentes, elas não ficarão do mesmo tamanho: a mais alta seguirá mais alta, a de altura média continuará do mesmo jeito e a mais baixa seguirá sendo a menor do trio. Agora, se tivermos três escadas de tamanhos diferentes, podemos distribuí-las de modo que as três pessoas fiquem com alturas equilibradas — a escada maior para a pessoa mais baixa, a média para a do meio e a menor para a mais alta.

    ResponderExcluir
  2. Ou, ainda: aplicar em uma sala de aula o princípio da igualdade significa dar a todos os alunos o mesmo nível de apoio; contudo, uma vez que somos todos diferentes, é evidente que alguns necessitam de um auxílio maior do que os outros, e para equilibrar essa balança precisamos da equidade.

    Em resumo, podemos dizer que a diferença central entre equidade e igualdade reside no fato de que a primeira reconhece a diversidade e, considerando esses diferentes contextos, aloca os recursos necessários para que todos possam alcançar os mesmos resultados.

    ResponderExcluir
  3. A igualdade é baseada no princípio da universalidade, ou seja, que todos devem ser regidos pelas mesmas regras e devem ter os mesmos direitos e deveres.

    A equidade, por outro lado, reconhece que não somos todos iguais e que é preciso ajustar esse “desequilíbrio”.

    Se nosso objetivo é garantir que as pessoas desfrutem das mesmas oportunidades, não podemos deixar de considerar as diferenças individuais.

    Equidade significa dar às pessoas o que elas precisam para que todos tenham acesso às mesmas oportunidades.

    Por exemplo, em um pronto-socorro, a vítima de acidente grave passa à frente de quem necessita de um atendimento menos urgente, mesmo que esta pessoa tenha chegado mais cedo ao hospital.

    ResponderExcluir

Postar um comentário