Passo para meu Irmão o que entendi após começar a freqüentar o Templo de Salomão, onde cheguei a conclusão, que o objetivo da Maçonaria é ensinar cada um a ter o controle de sua própria vida.
Mas para isso precisamos, no entanto, deixar despertar em nós a consciência, isto é, deixarmos transportar para um estado de espírito, que conseguiremos assimilar as Sessões da Loja através do cumprimento rigoroso dos Rituais, e a forma como entrarmos para nossos trabalhos.
Após ter alcançado a plenitude maçônica, deve saber que a Maçonaria tem três objetivos essenciais: a instrução moral, física e intelectual; a moral abrange a espiritualidade; a física o conhecimento e a intelectual e a mística que representa para o Maçom, a crença numa doutrina religiosa e filosófica.
Os ensinamentos maçônicos buscam sempre a nos lembrar os três deveres fundamentais do ser humano, os deveres para conosco, com a humanidade e para com Deus.
Para com Deus reconhecendo sua presença em tudo e sua fabulosa obra Universal. Para com a humanidade, construindo nossa família, a pátria e o Universo, tendo como tarefa levar o conhecimento, a solidariedade e os nossos princípios de Liberdade, Igualdade e Fraternidade. Para conosco o nosso aperfeiçoamento, no desbastar da Pedra Bruta, na busca do equilíbrio entre a mente e o corpo.
Quando falo do equilíbrio, é porque a tarefa mais difícil de todas, e de olhar para dentro de nós mesmo, reconhecendo nossos defeitos, nossas limitações e ainda em certos momentos encontrar em nós sentimentos e atitudes as quais combatemos por princípios, onde devemos ter a consciência de nossa ignorância.
Todas as vezes que nos vemos irritados, insatisfeitos, atribuímos nosso insucesso a causas externas, como pessoa, trabalho, dificuldade financeira, devemos neste momento olhar para dentro de nós, pois o mundo não se adaptará a nós, mas a nossa visão do mundo sim.
Esta pode ser modificada e só depende de nós. Busque através de Deus, e do conhecimento, do autocontrole, de qualquer forma, mas busque sempre.
É comum após alguns anos de maçonaria, alguns se interrogarem, o que estou fazendo aqui? Certamente você responderá; será que estou sendo útil ou será que Maçonaria me é útil?
Com freqüência, encontramos Irmãos adormecidos, por este ou aquele motivo, muitos dizem, que a Maçonaria não é mais a mesma, virou carta fora do baralho. Muitos acham que a Maçonaria deve mudar o mundo, a política, a sociedade toda, mas sequer consegue mudar a si mesmo, nem sequer reconhece seus defeitos.
Meu Irmão, lembre-se que sua presença em cada reunião de sua Loja, traz a Luz do conhecimento, e riqueza de espiritualidade, a cada um com seu espírito formando uma egrégora positiva e construtiva.
Por tudo isto resumidamente viemos a Loja para combater o despotismo, a ignorância, os preconceitos e os erros.
Para glorificar a verdade e a justiça, certo de que tudo isto ainda existe dentro de nós, e é por isto que ainda estou entre os Irmãos Justos e Perfeitos.
Comentários
Postar um comentário