Tetragrammaton ou Estrela Flamigera, também conhecido como pentagrama esotérico é um símbolo antigo que tem sido usado desde tempos remotos como um poderoso talismã de proteção.
Infelizmente, foi mal interpretado por pessoas que cheias de fanatismo e medo do desconhecido, temem cair no abismo e no insondável da magia negra com seu uso quotidiano.
A verdade é que a estrela de cinco pontas é o símbolo de Deus ou do diabo, de acordo com o uso que cada pessoa faz dele.
O pentagrama expressa o domínio do espírito sobre os elementos da natureza e é um instrumento para praticar Magia Cerimonial.
O pentagrama Gnóstico é a figura humana com quatro membros e uma única ponta que é a cabeça e expressa o domínio sobre os elementos e é por meio dele que se acorrenta aos demônios do ar, aos espíritos do fogo, aos espectros da água e os fantasmas da terra.
O sinal do pentagrama é também chamado de “Sinal do Microcosmo”.
Simbologia do Tetragrammaton
Possivelmente, é o símbolo mais atraente de todo o Tetragrammaton.
O pentagrama, elevando seu raio superior, representa o anjo ou a pessoa que respeita as leis da natureza, que sua vida é ordenada, equilibrada, que é um bom cidadão, bom marido, bom pai de família e que tem sucesso em todos os seus projetos.
O pentagrama, elevando suas duas patas inferiores, representa o bode do clã, o demônio, a pessoa que é escravo dos seus vícios, que não respeita as leis da criação. É por isso que ele é representado de cabeça para baixo.
É a bagunça em si. O desequilíbrio de seus atos os une no desespero, é uma pessoa que não tem domínio sobre sua natureza inferior e é vítima das suas circunstâncias.
Tradicionalmente, quatro dos cinco pontos do pentagrama foram atribuídos aos quatro elementos sagrados: Terra, Ar, Fogo e Água, com o quinto ponto (Aquele que vai até ao topo) representando o espírito:
Terra: É representada pela ponta inferior esquerda da estrela e simboliza estabilidade e resistência física.
Fogo: É representado pela ponta inferior direita da estrela, e simboliza coragem e atrevimento.
Água: É representada pela ponta superior direita da estrela e simboliza Emoções e Intuição.
Ar: É representado pela ponta superior esquerda e simboliza inteligência e Artes.
Espírito: É representado pela ponta superior da estrela, e simboliza a divindade, o Divino e tudo o que é.
Os quatro elementos também estão associados com os pontos cardeais da bússola, por exemplo, a Terra está relacionada com o Norte, o Ar com o Leste, o Fogo com o Sul e a Água com o Oeste, e é a estas direções que o pentagrama é desenhado para invocar ou banir suas energias necessárias.
Círculo
A figura que rodeia a Estrela e todos os seus componentes é o chamado "Círculo de Proteção" e seu interior representa o espaço sagrado.
Ao longo da história, o círculo tem sido usado como proteção contra os males do exterior. Também conhecido por "Cículo Mágico" ou "Círculo de Poder", é usado normalmente em rituais de magia e Wicca.
O círculo representa o espaço sagrado, no qual o espírito (o quinto elemento e a ponta superior da estrela) controla os quatro elementos terrestres.
É considerado mãe de todas as formas, literalmente, metaforicamente e matematicamente falando.
É a forma arquetípica da qual as outras formas são extraídas.
O círculo é uma única célula, na natureza é o componente básico dos seres vivos, é a forma da terra e dos outros planetas ou do olho.
“Deus é um Círculo que tem seu centro em todo lugar, e cuja circunferência não está em nenhuma”
(Hermes Trismegisto)
Comentários
Postar um comentário