A HISTÓRIA DOS SÓLIDOS PLATÓNICOS


A história dos sólidos platónicos chegou até nós pela Grécia antiga,  onde as formas geométricas foram descritas por Platão num diálogo  intitulado Timeu. 

O seu interesse por estas figuras geométricas é o  motivo pelo qual hoje são chamadas de Sólidos de Platão ou Platónicos.

Platão, assim como as mais antigas tradições, acreditava que o nosso  universo era composto por cinco elementos: terra, ar, fogo, água e éter.  

Desta forma Platão associou cada elemento a um sólido diferente. De  acordo com Platão: o tetraedro representa o fogo; o cubo ou hexaedro  representa a terra; o octaedro representa o ar; o dodecaedro representa o  éter e o icosaedro representa a água.

As ideias de Platão sobre os sólidos geométricos e a sua relação com  os elementos constitutivos do nosso universo influenciaram matemáticos,  místicos e astrólogos durante gerações, até os dias modernos.  

Notavelmente, os escritos de Platão sobre os 5 Sólidos Geométricos  influenciaram fortemente o famoso engenheiro e arquiteto romano  Vitrúvio, que escreveu extensivamente sobre o uso dos Sólidos Platónicos  em projetos , bem como o estudioso islâmico Al-Kindi,  que dedicou a sua vida ao estudo dos Sólidos Platónicos, além das suas  propriedades geométricas e matemáticas desses  5 Sólidos Geométricos.

Os sólidos platónicos são formas tridimensionais incríveis,  atemporais e fascinantes que foram estudadas e admiradas por matemáticos  e místicos. Platão acreditava que estas figuras geométricas  consideradas sagradas representavam os blocos fundamentais de construção  do nosso universo.

Descrevendo os 5 sólidos platónicos temos:

* Tetraedro: 4 faces, 4 vértices, 6 arestas

* Hexaedro: 6 faces, 8 vértices, 12 arestas

* Octaedro: 8 faces, 6 vértices, 12 arestas

* Dodecaedro: 12 faces, 20 vértices, 30 arestas

* Icosaedro: 20 faces, 12 vértices, 30 arestas


RELAÇÃO DA GEOMETRIA SAGRADA DOS SÓLIDOS PLATÓNICOS

Geometria sagrada é um termo usado para descrever a teoria de que  certas formas geométricas possuem um significado espiritual ou divino.  

Como os Sólidos Platónicos representam os 5 elementos que compõem o  universo, são considerados parte da geometria sagrada.  

Além disso, a  geometria sagrada está associada ao estudo da arquitetura, arte e  simbolismo antigos.

Uma das características mais marcantes dos sólidos platónicos é que  todos são poliedros regulares. 

Isto significa que cada face do sólido é  um polígono regular congruente, e os vértices do sólido são todos  congruentes (isto é, idênticos) e equidistantes do centro do sólido.  Além disso, os ângulos entre as faces e os ângulos entre as arestas são  todos iguais.

Os sólidos estão inseridos na Geometria Sagrada pelo fato de  expressarem com perfeição a Razão Áurea nas suas medidas. Por exemplo, a  razão entre o comprimento de uma aresta e o comprimento do raio da  esfera circunscrita (ou seja, a esfera que passa por todos os vértices  do sólido) é a mesma para todos os sólidos platónicos. 

Esta proporção é  conhecida como “proporção ou razão áurea” e tem fascinado matemáticos e  artistas há séculos, por ser a assinatura do Grande Geómetra em todas a  Natureza criada.


PROPRIEDADE DOS CINCO SÓLIDOS PLATÓNICOS


TETRAEDRO

O tetraedro é o mais simples dos sólidos e o único com menos de cinco  faces. O tetraedro é conhecido como pirâmide triangular devido à sua  base triangular, que pode ser qualquer uma das quatro faces. É uma  pirâmide única com as faces conectando a base a um ponto comum. O  tetraedro é denominado autodual, o que significa que o seu outro dual é  outro tetraedro; combinados, eles formam um octaedro estrelado ou Stella  Octangula (uma figura composta de dois tetraedros regulares duplos).

Este sólido perfeito representa o elemento FOGO. Como Platão  descreveu, o calor do fogo é agudo e penetrante, não muito diferente das  pontas do tetraedro. Independentemente de como seja apresentado, cada  lado do tetraedro fica plano, simbolizando perfeitamente o equilíbrio e a  estabilidade, tanto física quanto espiritualmente. Como Fogo, é também  um símbolo de coragem, autoconfiança, paixão e força de vontade. O  tetraedro está associado, portanto, ao Poder da Criação. No corpo  humano, o tetraedro é como o plexo solar, uma parte crítica do sistema  nervoso que é responsável pelo bom funcionamento dos órgãos e pelas  mudanças metabólicas necessárias, preparando-o para as mudanças,  aumentando vitalidade e ação estimulante.


CUBO (HEXAEDRO)

Um cubo também é conhecido como hexaedro.  É o único sólido finito  perfeitamente simétrico cujas faces são quadradas em vez de  triangulares. Em cada vértice, três faces quadradas idênticas se  encontram.

O hexaedro representa a TERRA, o elemento mais denso. Por outro lado,  cada lado do hexaedro (cubo) é composto não por um, mas por dois  triângulos que formam o quadrado. Tal como o tetraedro, o hexaedro  permanece plano e perfeitamente equilibrado, independentemente de como é  apresentado, e é, portanto, um símbolo natural de segurança,  estabilidade, estrutura, protecção, aterramento e autoconfiança.


OCTAEDRO

Octaedro com as suas oito faces são uma composição de triângulos  equiláteros, quatro reunidos no mesmo vértice criando uma pirâmide de  fundo quadrado. Quando as duas formas são unidas base com base, elas  criam um octaedro completo. É o poliedro dual de um cubo e um tetraedro  retificado.

O octaedro está associado ao elemento AR, simbolizando inspiração,  poder mental e novos começos. Também se relaciona com a lei de causa e  efeito. O octaedro integra e equilibra os reinos espiritual e material.  No corpo humano, o octaedro está ligado ao coração, o centro do amor, da  compaixão e da natureza espiritual. É do coração que vem a nossa  natureza curativa e nutridora.


DODECAEDRO

O dodecaedro contém doze faces planas, donde o nome grego Dodeca que  significa 12. No entanto, o dodecaedro regular é o sólido platónico. O  dodecaedro tem relações geométricas com o icosaedro, pois as duas formas  são duais. O dodecaedro está associado ao quinto elemento, ÉTER em latim. 

Este  elemento também é chamado de “quintessência”, ou simplesmente  “espírito”. Simboliza totalidade, conclusão e conexão divina.  Relaciona-se com a consciência espiritual e a responsabilidade geral  sobre tudo.


ICOSAEDRO

O Icosaedro é um poliedro com 20 faces, nome que vem da palavra grega  Icosa, que significa 20. Possui vinte faces triangulares equiláteras.  Como mencionado anteriormente, o icosaedro é o dual do dodecaedro com  três faces pentagonais regulares em torno de cada vértice.

O icosaedro representa o elemento ÁGUA, simbolizando sonhos, intuição  e emoções.  Em comparação com a nitidez do tetraedro, os ângulos muito  mais opacos do icosaedro tornam-no o mais próximo da forma da esfera. O  icosaedro também se relaciona com o fluxo, movimento, transformação e  mudança característicos dos elementos água.


OS CHAKRAS, OS ELEMENTOS E OS SÓLIDOS PLATÓNICOS

Outra interessante associação de ideias é a de relacionar cada chakra  com cada elemento e portanto a cada um dos Sólidos Platónicos.


CUBO – CHAKRA RAIZ

O Chakra Raiz, também conhecido como Muladhara Chakra, representa  estabilidade e suporte, e assim o relacionamos com o Cubo por ser o  Sólido Platónico mais estável, e como as raízes adoram crescer na Terra,  sintoniza fortemente com o Chacra Raiz.

ICOSAEDRO – CHAKRA SACRAL

O Chakra Sacral, também conhecido como Swadishthana Chakra,  representa alegria, bem-estar e emoção. Sintoniza com o elemento água,  uma vez que assim como as águas, as emoções precisam fluir.

TETRAEDRO – CHAKRA DO PLEXO SOLAR

O Chakra do Plexo Solar, também conhecido como Manipura Chakra,  representa Poder e Sabedoria. Este Chakra se sintoniza com o elemento  Fogo e, portanto, com o Tetraedro.

OCTAEDRO – CHACRA CARDÍACO

O Chakra do Coração, também conhecido como Anahata Chakra, representa  amor, perdão e compaixão. Este Chakra se sintoniza com o elemento Ar e,  portanto, com o Octaedro.

DODECAEDRO – CHAKRA DA GARGANTA

O Chakra da Garganta, também conhecido como Vishuddha Chakra,  representa som, sabedoria e criação. Sintoniza-se com o elemento Éter e,  portanto, com o Dodecaedro. O som em si é uma ferramenta muito poderosa  para criação ou destruição. As Palavras têm um significado espiritual  muito profundo. As Palavras são poderosas.

DODECAEDRO – CHAKRA DO TERCEIRO OLHO

O Chakra do Terceiro Olho, também conhecido como Ajna Chakra,  representa conhecimento, dignidade, percepção e intuição. Este Chakra  também ressoa com o elemento Éter e, portanto, também com o Dodecaedro. O  Terceiro Olho pode ser usado para observar outras realidades e  dimensões.


O Chakra Coronário, também conhecido como Sahasrara Chakra,  representa equilíbrio e unidade com o Universo. Além disso, este Chakra  também se sintoniza com o Éter e o Dodecaedro.


CONCLUSÃO

Os Sólidos Platónicos ou Geométricos decantados na antiguidade, estão  presentes nas mais diversas estruturas cristalinas dos diversos  minerais que compõem a base da construção da nossa natureza.

A meditação sobre estas figuras geométricas e a sua correspondência  com os elementos constitutivos da natureza nos proporcionam novas  perspectivas de entendimento a formação, expansão e evolução das formas e  das energias que actuam no nosso Universo.

Na Franco Maçonaria encontramos muitas destas formas e correlações  simbólicas a elas relacionadas. 

As encontramos nos formatos dos templos  maçónicos, altares utilizados nos mais diversos graus, entre outras  formações ritualísticas que nos recordem e nos remetem aos cinco sólidos  geométricos listados por Platão.


FONTE: freemason.pt/os-misteriosos-solidos-de-platao/**A HISTÓRIA DOS SÓLIDOS PLATÓNICOS



Comentários