As proporções básicas da música


O filósofo Pitágoras (570-495 a.C.) resgatou e promoveu o estudo dos números separando-o da prática puramente mercantilista e relacionando tudo com os números.
Esta revelação pôde ser obtida com seus estudos musicais, que revelam a relação entre a divisão de uma corda e o som que ela produz.
A descoberta das proporções básicas da música foi uma das mais importantes feitas por Pitágoras, pois a relação da música com os números pode tê-lo incentivado a procurar outras relações similares. E acabou encontrando essas relações em tudo, desde os astros até o comportamento das pessoas.
Pitágoras acreditava, por exemplo, que o movimento dos astros e suas distâncias relativas concordavam com os intervalos musicais e que eles deveriam produzir sons harmônicos (impossíveis de serem percebidos por seres humanos por serem constantes), conhecidos como "a música das esferas".
Os filósofos pré-socráticos eram realmente filósofos naturais, praticando uma filosofia que podia ser comparada com a física e a cosmologia, pois procuravam explicar tudo no mundo, desde por que uma planta cresce até por que o Nilo inunda: eram filósofos que tentavam decifrar as regras que definem o mundo.

Comentários