O QUE É UM “CAPÍTULO ROSA-CRUZ”?

 

O Capítulo Rosa Cruz tem como princípio a consagração de Jesus como Mestre Dos Mestres.
Traz em seu conteúdo filosófico a pregação da Moral e a imortalidade da alma e isola as questões religiosas da doutrina propagada por Jesus.
Promove o conhecimento através da observação científica e por fim traz a aliança dos conceitos maçons do trabalho como engrandecimento do homem e o aprimoramento do espirito através dos estudos e observância das virtudes teologais da Fé, da Esperança e da Caridade.
O Nome, provavelmente, provém de um romancista da idade média chamado Christian Rosenkreutz, alcunha de Cristiano Rosa-Cruz, que relatou suas viagens pelo Ocidente e adquiriu conhecimentos da Alquimia, do Hermetismo, das Ciências Naturais e do esoterismo.
Com o fechamento das sociedades secretas, muitos adeptos dos conceitos de Christian migraram para a Maçonaria e mais tarde incorporaram sua simbologia em alguns capítulos.
O trabalho dos Cavaleiros Rosa-Cruzes Consagra-se às três Virtudes Teologais:
_A Fé, sem a qual jamais se verá o Criador;
_A Caridade que é a o Amor com o qual a humanidade encontrará sua redenção e
_A Esperança que é a propulsora das demais, pois traz em si a chama que nunca há de apagar para iluminar o caminho da constante busca da Justiça e da Perfeição.
A Semana Santa é a consagração dos Cavaleiros Rosa Cruzes.
A reunião deve ser realizada, no primeiro dia, na quinta-feira das Endoenças, com ou sem iniciação, que corresponde ao dia das trevas e do sofrimento.
No segundo dia no sábado de Aleluia, corresponde à Ressurreição de Cristo.
(Desconheço autor)

Comentários