O que era o bode expiatório?

O bode expiatório era um bode usado no Antigo Testamento para levar simbolicamente os pecados do povo de Israel para longe. Isso acontecia uma vez por ano, no Dia da Expiação. 

O bode expiatório representava a salvação em Jesus.

Depois que tirou o povo do Egito, Deus deu a Israel várias regras sobre festas e rituais que deveriam ser feitas para representar a purificação dos pecados e a dedicação a Deus. 

Uma das festas solenes do ano era o Dia da Expiação. Nesse dia todo o povo se reunia para confessar os pecados e receber o perdão de Deus.

No Dia da Expiação, além de outras ofertas, o povo deveria trazer dois bodes para o templo. O sumo sacerdote lançava sortes e um dos bodes era sacrificado como oferta por todos os pecados do povo (Levítico 16:7-9). O sangue desse bode era levado diante de Deus e servia como substituto, levando o castigo que as pessoas mereciam pelo pecado (a morte).

O segundo bode era o bode expiatório. Depois de sacrificar o primeiro bode, o sumo sacerdote colocava as mãos sobre a cabeça do bode expiatório e confessava os pecados do povo. Assim, ele simbolicamente transferia os pecados para o bode, que depois era levado para o deserto. 

O bode era solto em um lugar longe e solitário, representando como Deus afastava os pecados do povo com seu perdão (Levítico 16:21-22).

O que simbolizava o bode expiatório?

O bode expiatório era um sinal daquilo que Jesus iria fazer. Nenhum animal poderia afastar os pecados de verdade, apenas apontavam para aquele que podia (Hebreus 10:1). 

Na cruz, Jesus levou nossos pecados e trouxe o perdão de Deus.

Assim como o primeiro bode era sacrificado no lugar dos israelitas, Jesus morreu na cruz em nosso lugar. 

Ele levou o castigo que todos nós merecemos, por causa do pecado. Mas Jesus fez mais que isso.

Jesus se tornou nosso bode expiatório. 

Ele levou nossos pecados e a maldição que eles trazem (Isaías 53:61 Pedro 2:24). 

Quando alguém se arrepende, reconhecendo que é pecador, e crê em Jesus, seus pecados são afastados por Jesus. 

Deus não os leva mais em conta, porque Jesus já afastou os pecados na cruz!

Comentários

  1. O que significa bode expiatório? Onde temos isso na Bíblia?
    Postado por Presbítero André Sanchez, em O que significa isso? | Imprimir
    Você quer ter acesso a um Manual completo de estudos bíblicos, com mais de 300 perguntas complicadas da Bíblia respondidas?
    Durante mais de 5 anos aceitei esse desafio e produzi um material para quem ama estudar a Bíblia com profundidade e tem dificuldades com isso!
    Gostaria muito que você conhecesse esse material, ele pode ser a estrada que vai te levar a entender mais da Bíblia ainda hoje!
    Por isso, peço alguns segundos da sua atenção, para que conheça os detalhes desse material inscrível que acabamos de disponibilizar para você!
    Acredite em mim, você não vai se arrepender! clique: QUERO SABER MAIS (Acesse aqui)…
    O termo bode expiatório, que vem da Bíblia, é muito usado também em nosso país como um ditado popular. No ditado popular, bode expiatório é alguém que leva a culpa por algo que, normalmente, não cometeu. Ou é usado para alguém que é pego, por exemplo, em uma situação onde várias pessoas participaram, mas somente uma é punida. Vejamos de onde saiu essa expressão na Bíblia Sagrada:
    No Antigo Testamento vemos Deus ordenando que uma vez ao ano o povo celebrasse uma espécie de ritual onde o sumo sacerdote deveria, numa cerimônia ritual, oferecer sacrifícios a Deus pelos pecados de todo o povo de Israel. (O relato sobre essa cerimônia encontra-se em Levítico 16. 5-28).

    Esse sacrifício promovia a expiação, ou seja, o perdão dos pecados do povo arrependido, que se dava mediante a oferta de uma vitima inocente que sofria a punição pelo pecado no lugar deles. No Antigo Testamento alguns tipos de animais, segundo a ordem de Deus, faziam esse papel substitutivo.

    Nessa cerimônia, dois bodes eram escolhidos para o ritual. Um deles era oferecido em sacrifício pelos pecados de todo o povo. “Assim, fará expiação pelo santuário por causa das impurezas dos filhos de Israel, e das suas transgressões, e de todos os seus pecados. Da mesma sorte, fará pela tenda da congregação, que está com eles no meio das suas impurezas.” (Levítico 16. 16).

    ResponderExcluir
  2. O outro bode era chamado de bode emissário e também ficou conhecido como bode expiatório. Esse bode era solto no deserto e representava que os pecados de todo aquele povo estavam sendo enviados para longe, tinham sido esquecidos e perdoados por Deus.

    “Arão porá ambas as mãos sobre a cabeça do bode vivo e sobre ele confessará todas as iniquidades dos filhos de Israel, todas as suas transgressões e todos os seus pecados; e os porá sobre a cabeça do bode e enviá-lo-á ao deserto, pela mão de um homem à disposição para isso. Assim, aquele bode levará sobre si todas as iniquidades deles para terra solitária; e o homem soltará o bode no deserto.” (Levítico 16. 21-22).

    Não se sabe ao certo quando essa figura do bode expiatório virou um ditado popular. Mas agora sabemos onde ele foi inspirado, na Bíblia Sagrada. Assim, na Bíblia, o bode expiatório era um animal escolhido para levar sobre si os pecados confessados de todo o povo de Israel, representando o perdão de Deus a eles.

    ResponderExcluir

Postar um comentário