À medida que atravessavam situações diferentes em suas vidas, os personagens bíblicos citavam “nomes de Deus” específicos para registrar acontecimentos marcantes. Neste estudo bíblico aprenderemos 7 destes nomes e que relação eles tem com o cuidado do Altíssimo na vida de Seu povo.
Um resumo sobre como se pronuncia o nome de DEUS.
Sabemos que o nome próprio de Deus no hebraico é YHVH ou YHWH (em hebraico, da direita para a esquerda, letras yud, he, vav ou waw e he – יהוה). Hoje, não se sabe com exatidão qual som das vogais é pronunciado neste nome, e existe dúvida quanto ao som de uma consoante, a letra hebraica vav ( ו ).
Por volta do século 6 EC, um grupo de judeus massoretas criaram o sistema de pontuação vocálica no alfabeto hebraico, que só tem 22 letras, todas consoantes. Com isso, no entanto, eles inseriram as vogais da palavra “ADONAY” no tetragrama (as quatro letras do nome de DEUS). Assim se formou o nome “YAHOVAH” ou “YEHOVAH” (de onde vem “JEOVÁ”, uma forma aportuguesada).
No entanto , como se percebe, esta (Jeová) não é a pronúncia real do nome de Deus.
A intenção dos massoretas na verdade era orientar o leitor das Escrituras Hebraicas a pronunciar “ADONAY” em vez do nome do Criador, seguindo assim um costume adotado por volta do século 3 AEC.
Hoje em dia, com o desenvolvimento do estudo das línguas originais e da crítica textual, sabemos que a forma correta de se transliterar o nome de DEUS é pela palavra “YAHWEH“. A pronúncia exata, no entanto, ainda fica incerta. Não se sabe se “IAVÉ” ou “IARRUÉ“. Eu escrevi mais sobre isso no estudo “A pronúncia do Tetragrama“, o qual você pode ler aqui no blog Bíblia se Ensina.
Para este presente estudo sobre os nomes de DEUS, portanto, usarei a forma mais orientada pelos eruditos da língua hebraica, que é “YAHWEH” (na Bíblia de Jerusalém, da qual citarei os versículos, é escrito com “I” em vez de “Y”, isto é, “IAHWEH”). Se você ficar em dúvida, ao aparecer o nome de Deus durante a leitura, pode pronunciar Senhor, Adonay, Eterno, Altíssimo ou qualquer outro título atribuído ao Criador nas Escrituras, não tem problema.
1) Yahweh proverá (popularmente conhecido como “Javé-Jiré” ou “Jeová-Jiré”) – Gênesis 22:14.
DEUS proverá; um dos principais nomes de DEUS que revela seu cuidado inclusive nas dificuldades.
Abraão tomou a lenha do holocausto e a colocou sobre seu filho Isaac, tendo ele mesmo tomado nas mãos o fogo e o cutelo, e foram-se os dois juntos.
Isaac dirigiu-se a seu pai Abraão e disse:
- "Meu pai!"
Ele respondeu:
- "Sim, meu filho!"
- "Eis o fogo e a lenha", retornou ele, "mas onde está o cordeiro para o holocausto?!"
Abraão respondeu:
- "É Deus quem proverá o cordeiro para o holocausto, meu filho."
E foram-se os dois juntos.
...
Abraão ergueu os olhos e viu um cordeiro, preso pelos chifres num arbusto; Abraão foi pegar o cordeiro e o ofereceu em holocausto no lugar de seu filho. A este lugar Abraão deu o nome de "Iahweh proverá", de sorte que se diz hoje: "sobre a montanha, Iahweh proverá."
(Gênesis 22:6-8, 13-14 Bíblia de Jerusalém)
Como conhecemos a história, no último momento, no exato instante em que Abraão ia sacrificar seu filho Isaque a DEUS, Seu mensageiro o impede e providencia um cordeiro para ser ofertado em lugar de seu filho.
Mais do que simplesmente uma provisão divina, “Jeová-Jiré“, isto é, Yahweh proverá é um dos mais famosos nomes de DEUS. Significa confiança no Todo-Poderoso, submissão e obediência a Ele.
Enquanto vamos caminhando em nossa vida, andamos confiando no cuidado de nosso Pai para conosco! o Mestre ensina isso em Mat. 6:25-33 e Luc. 22:35.
2) “Jeová-rafá”, ou seja, יהוה רפא – Yahweh cura, restaura, dá saúde (Êxodo 15:26).
Depois ele disse:
- "Se ouvires atento a voz de Iahweh teu Deus e fizeres o que é reto diante dos seus olhos, se deres ouvido aos seus mandamentos e guardares todas as suas leis, nenhuma enfermidade virá sobre ti, das que enviei sobre os egípcios. Pois eu sou Iahweh, aquele que te restaura."
(Êxodo 15:26 Bíblia de Jerusalém)
Depois de lançar várias enfermidades/pragas sobre os egípcios para puni-los de sua arrogância e idolatria, e libertar assim os hebreus de muitos anos de dura e covarde escravidão, o EU SOU declara que é o DEUS que cura o Seu povo!
Os israelitas que se mantiveram obedientes a Ele, amando-o, não experimentaram das enfermidades que foram trazidas sobre os egípcios (Deut. 30:20).
Nós também experimentamos das bênçãos divinas enquanto permanecemos no Seu amor (Jo 15:10).
3) Yahweh-nissi (popularmente conhecido como “Jeová nissi”), isto é, Yahweh (o SENHOR) é a minha bandeira – Êxodo 17:15,16.
Depois Moisés construiu um altar, e pôs-lhe este nome; "Iahweh-Nissi", porque ele disse:
- "A bandeira de Iahweh em mãos! Iahweh está em guerra contra Amalec de geração em geração."
(Êxodo 17:15-16 Bíblia de Jerusalém)
O erguer da bandeira é um sinal de vitória sobre um exército inimigo em uma guerra.
Assim como Yahweh, DEUS, jurou que daria vitória a Israel sobre os amalequitas, que outrora atacaram Israel covardemente (Êx 17:8-16), Ele também nos dá vitória em todas as nossas lutas (Fp 4:12,13), principalmente contra o pecado! (Rm 6:9-12; 1 Pe 2:24)
4) Yahweh meqadishkem (יְהוָ֖ה מְקַדִּשְׁכֶֽם); da raiz kadosh – קָדַשׁ (santo, separado, consagrado), ou seja, Ele é o DEUS que santifica – Levítico 20:7-8.
"Vós, porém, vos santificareis e sereis santos, pois eu sou Iahweh vosso Deus. Guardareis os meus estatutos e os praticareis, pois sou eu, Iahweh, que vos santifico.
(Levítico 20:7-8 Bíblia de Jerusalém)
Retirando os hebreus do Egito, DEUS agora os santifica, isto é, os consagra e os separa afim de serem um povo exclusivamente Seu (Lv 18:3; 20:26). Agora eles deveriam viver de acordo com os justos mandamentos Dele, a fim de honrarem o nome Dele dentre todas as outras nações.
De igual modo, fomos resgatados da nossa antiga vã maneira de viver, santificados e consagrados a DEUS, nosso Pai, para O honrarmos onde quer que andarmos (1 Pe 1:15-19).
5) Yahweh-shalom (o famoso “Jeová-Shalom“, um dos nomes de Deus mais populares). Significa Yahweh é paz, ou a nossa paz – Juízes 6:24.
Iahweh lhe disse:
- "A paz esteja contigo! Não temas, não morrerás."
Gedeão ergueu ali um altar a Iahweh e o chamou: Iahweh é Paz...
(Juízes 6:23-24a Bíblia de Jerusalém)
Os israelitas, devido sua própria desobediência e desprezo a Yahweh, estavam vivendo tempos perturbadores. Na época de Gideão os midianitas sempre vinham contra eles destruindo os frutos de sua terra, impedindo uma boa colheita.
Dessa forma eles passavam apertos e angústias, não tinham paz (Jz 6:1-6).
Após o arrependimento e o clamor de Israel, Yahweh teve misericórdia deles e foi até Gideão. Então, animando-o, prometeu através dele livrar os israelitas da opressão dos midianitas (Jz 6:12,16).
Dessa forma, mesmo tendo que enfrentar grandes inimigos que há anos oprimiam o povo de DEUS, Gideão teve paz, pois sabia que Ele estaria consigo para vencê-los.
Este episódio marcou para toda a história um dos nomes de Deus que têm nos fortalecido muito em nossas tribulações, pois o SENHOR é a nossa paz!
Da mesma forma, nosso Mestre nos animou, dizendo: “Estas coisas eu vos tenho dito para que em mim tenhais paz. No mundo tereis tribulações; mas tende bom ânimo, eu venci o mundo.” (João 16:33)
6) Yahweh-Tsidkenu – O SENHOR é a nossa justiça -Jeremias 23:5-6.
- "Eis que dias virão"
oráculo de Iahweh
- "em que suscitarei a Davi um germe justo; um rei reinará e agirá com inteligência
e exercerá na terra o direito e a justiça.
Em seus dias, Judá será salvo e Israel habitará em segurança.
Este é o nome com que o chamarão: "Iahweh, nossa justiça."
(Jeremias 23:5-6 Bíblia de Jerusalém)
Obs.: A tradução correta e direta para o termo hebraico tsemach (צֶ֫מַח) é ramo, broto, remendo, renovo. Eu não sei por qual motivo na Bíblia de Jerusalém foi traduzido “germe”.
Um dos nomes de Deus que traz grande profundidade em seu entendimento.
Paulo explora este assunto falando da justiça de Deus por meio da fé (em Jesus) em Romanos 4. Isto é, através dos méritos do Senhor somos justificados perante Deus (Is 53:11; Rm 5:1).
Creia no Mestre, na vida, morte e ressurreição dele, e DEUS será a tua justiça, ou seja, te justificará (perdoará os teus pecados e te salvará – Rom. 8:33).
7) Yahweh-Shammáh – Deus está presente (Ezequiel 48:35).
"[...] E o nome da cidade, a partir deste dia será: "Iahweh está ali."
(Ezequiel 48:35b Bíblia de Jerusalém)
DEUS está presente em Sua cidade profética, da mesma forma que o Senhor está presente dentro de nós, cuidando de nós (Mt 28:20; Jo 14:23; 1 Co 6:19; 2 Co 6:16; Hb 13:5).
Todos os nomes de Deus revelam Seu cuidado por nós ao longo da história!
No entanto, no Senhor Jesus, cujo nome original é Yeshua, podemos dizer que o nome de DEUS é amor, pois em Seu Filho, Yahweh revela Seu completo cuidado e amor para com a humanidade (Rom 5:8; João 3:16), além de sua redenção (Col. 1:14).
Comentários
Postar um comentário