Quais são esses elementos?
Nós sabemos.
A sagrada Cabala enumera quatro principais, Gouph o corpo; כפש Nephesh, o corpo astral; - ךזח Rouach, a alma e נשמה Neschamah, o espírito.
Só a alma, segundo os ensinamentos da Tradição Ortodoxa, só a alma nos pertence por direito próprio: constitui a nossa substância individual.
O espírito, essência iluminadora, é uma centelha divina, irradiada pelo princípio masculino, que, fecundando a alma, o princípio feminino, gera em si a inteligência, ou consciência superior de sua individualidade.
Quanto ao corpo astral, expressão atual da faculdade plástica, imanente à alma, não é outra senão a matriz sobre a qual se determina, informa e modela o nosso corpo físico.
Uma vez que as metáforas só podem sugerir a natureza de entidades ocultas como o corpo astral, devemos acrescentar que pode ser considerado o andaime virtual através do qual se constrói e levanta lentamente essa obra de carne, músculos e ossos chamada corpo humano.
Em uma palavra, o molde invisível da forma visível.
Uma vez que o espírito puro é de essência divina, universal, e uma vez que a forma material se resume a uma agregação de moléculas vivas, unidas na matriz do duplo etéreo, nem um nem outro nos pertencem.
Por um lado, é a luz celestial que se reflete em nós; por outro, um simples empréstimo que fazemos ao planeta e que devolveremos até o último átomo quando morrermos:
- Descartamos por um momento o espírito e o corpo.
A morte e seus mistérios: Stanislas de Guaita
Comentários
Postar um comentário