HOMENS QUE PENSAM MAÇONES, E MAÇONES QUE SE PENSAM HOMENS.

 

Há 40 anos ou mais que estamos na Maçonaria. Neste tempo pudemos ver, ouvir e constatar de tudo um pouco: Coisas e eventos maravilhosos, até fazer brotar as lágrimas sem querer, até coisas desagradáveis, impróprias de fazer maçônico, que se dão nas tendas.

Na verdade, há homens que estão na Maçonaria, mas a Maçonaria ainda não passou por eles.
Sejam Aprendizes Aceitados, Companheiros ou Mestres, Grau não Grau, nunca serão bons maçons porque ainda não compreenderam o verdadeiro sentido e espírito da Maçonaria.

Alguns acham que é para crescer e medrar economicamente, há quem veja as reuniões ou "Tenida" como ir a um clube social cumprimentar os amigos e fazer umas risadas. Há quem até deseje fazer carreira fulgurantemente rápida na Maçonaria e chegar ao Grão-Mestre sem sequer abrir o catecismo do 1o ano.
Cadáveres engalanados, que não estão cientes de que a morte não lhes fez tão bem como se esperava. E o exemplo que dão com o seu fedor de baixa humanidade, com a sua patina de santurronaria barata, é transmitido às novas gerações que precisam fazer um maior esforço para distinguir o ouro do lixo.

Do outro lado, há pessoas comuns e comuns que bem se diria que não foram iniciadas por não terem encontrado oportunidade para isso, embora com prazer os convidava de plano para uma iniciação em primeiro grau, pois o seu carácter, comportamento e sobretudo conhecimento esotérico e seriedade em o comportamento avalia muito essa decisão.

"Masons sem avental" chamamos estes anônimos Irmãos, que são um claro exemplo do que deve ser um maçom: Educados, instruídos, discretos, de bons costumes e exemplares para a comunidade em que habitam.
Essas duas pontas tópicas, SÃO REAIS!!. E alguém viveu entre o espanto e a angústia, entre a dor e a esperança. Se você é maçom um conselho: NÃO SE ENGANE.

Mentalmente, nunca passe do Grau de Aprendiz Aceitado, e considerando-se revestido com tal dignidade, pergunte-se, indá-se repetidamente sobre os motivos do seu comportamento, e procure melhorar a cada dia. Finalmente, esse é o principal propósito da maçonaria.
Se você não é, mas lendo sobre os maçons você acha que os ideais deles são os seus, que você tem uma veia indubitável maçônica que o impele sem saber por que se reunir com seus Irmãos, NÃO DUVIDE!! Vá a uma Logia, e solicite sua entrada, na boa certeza de que o pedreiro NASCE, NÃO SE FAZ!!.

E você, com certeza, nasceu Filho da Viúva.
Se Deus quiser




Comentários