Ordo Ab Chao in Freemasonry | Symbols and Symbolism


Embora filosoficamente esotérica, a frase se aproxima mais do movimento literal das trevas para a luz, com a formação do Rito Escocês em Charleston.

Mackey, em sua Enciclopédia da Maçonaria, descreve a frase, assim:

Uma expressão latina, que significa Ordem do Caos. Um lema do Trigésimo Terceiro Grau, e tendo a mesma alusão de lux e tenebrious (esta frase latina pertence à tradução latina do Evangelho de João: "et lux in tenebris lucet et tenebrae eam non conprehenderunt", que significa "A Luz brilha nas trevas, e as trevas não a compreenderam"). A invenção deste lema deve ser atribuída ao Supremo Conselho do Rito Escocês Antigo e Aceito em Charleston, e é encontrada pela primeira vez na Patente do Conde Alexandre François Auguste de Grasse, datada de 1º de fevereiro de 1802. Quando De Grasse depois levou o rito para a França e estabeleceu um Conselho Supremo lá, ele mudou o lema e, de acordo com Lenning em sua Enciclopédia da Maçonaria de 1822 ou 1828, Ordo ab hoc, Ordem Fora Disso, foi usado por ele e seu Conselho em todos os seus documentos.

Ordem dos Soberanos Grandes Inspetores-Gerais

A frase aparece nas grandes condecorações da Ordem dos Soberanos Grandes Inspetores Gerais. A decoração repousa sobre uma Cruz Teutônica que fica abaixo de uma estrela de nove pontas, formada por três triângulos de ouro, um sobre o outro, e entrelaçados. Da parte inferior do lado esquerdo em direção à parte superior da direita estende-se uma espada e, na direção oposta, uma mão de Justiça. No meio está o escudo da Ordem, azul; sobre o escudo está uma águia como a do estandarte; No lado dexter do escudo está um balanço dourado, e no sinistro uma bússola dourada apoiada em um quadrado dourado. 

Ao redor de todo o escudo corre uma faixa de azul, grafada em ouro com as palavras latinas " ORDO AB CHAO;" e esta faixa é encerrada por um círculo duplo formado por duas serpentes de ouro, cada uma segurando sua cauda em sua boca. 

Dos triângulos menores formados pela intersecção dos principais, os nove que estão mais próximos da faixa azul são coloridos de vermelho, e em cada um está uma das letras que constituem a palavra S. A. P. I. E. N. T. I. A. (Latim: sabedoria, discernimento, memória)

Comentários