O Conhecimento de Deus na Vida de uma Pessoa
Conheçamos o Senhor; esforcemo-nos por conhece-Lo. Tão certo como nasce o sol, ele aparecerá; virá para nós como as chuvas de inverno, como as chuvas de primavera que regam a terra. “ Oséias 6.3
A Teontologia – o Estudo do Ser de Deus
O ramo da teologia que estuda o conhecimento de Deus é conhecido por Teontologia. O estudo do conhecimento de Deus envolve em estudar o Ser de Deus e as Obras de Deus. Pensamos que podemos desassociar Deus de suas Obras, é comum ouvirmos isso no meio Evangélico: “quero te adorar pelo que Ele é, e não pelo que Ele faz…”
Não que isso seja errado, mas a pergunta é: Como podemos adorar a Deus sem levar em conta as suas Obras? A busca do conhecimento de Deus passa por buscar o conhecer o ser de Deus e as suas Obras.
A importância do Conhecimento de Deus na vida de um cristão
Se alguém me perguntasse qual o principal objetivo na vida de um cristão, minha resposta seria: Conhecer a Deus. E eu digo isso, porque é exatamente o que a Bíblia ensina, vejamos:
No Livro do profeta Oséias 6.3, nos é ordenado a conhecer e buscar em conhecer a Deus, e aqui já tem um profundo ensinamento: o conhecimento de Deus é algo progressivo e constante. Não temos como esgotar o conhecimento de Deus.
O conhecimento de Deus é infinito, e creio que na Eternidade, ainda vamos experimentar o conhecimento de Deus de forma infinita, não tem como dizer que em algum momento vamos esgotar todo o conhecimento de Deus. E é isso que Jesus nos ensina, Jesus nos dá a vida Eterna e Ele mesmo explica o que é a Vida Eterna:
– “E a Vida Eterna é esta: que te conheçam a Ti, o único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo , a quem enviaste”. (Jo 17.3)
A vida Eterna é o Conhecimento de Deus, é isso que o próprio Deus nos ensina.
Um homem ou uma mulher só são perfeitamente felizes quando estão em buscas do conhecimento de Deus. O conhecimento de Deus traz alegria, prazer e plenitude.
– “Assim diz o Senhor: Não se glorie o sábio na sua sabedoria, nem o forte, na sua força, nem o rico, nas suas riquezas; mas o que se gloriar, glorie-se nisto: em me conhecer” (Jr 9.23)
A razão do vazio no ser humano é a ausência do conhecimento de Deus
Vivemos em uma época de extremos, de absurdos, coisas que estão acontecendo que nos deixam perplexos. A era em que pessoas não querem ter nenhum tipo de limite, querem ser independentes de tudo e de todos. Abraçam as causas mais loucas, e no fim disso, um profundo vazio e falta de sentido na vida.
Sem contar que o “mal deste século” que são as doenças da alma, como a depressão, síndrome do pânico e tantos outros transtornos. A maioria dessas pessoas não consegue ver propósito e sentido nas suas vidas. Não ter a busca do conhecimento de Deus como propósito é ter uma vida vazia. Não há vida plena longe do Criador.
Não há como ter uma vida com propósitos sem Deus. Deus é o único que pode dar um propósito na vida de um ser humano. E o propósito é esse: conhecer a Deus. Não há como existir um alvo de vida maior do que buscar o conhecimento de Deus.
Mas, o que seria conhecer a Deus? Seria a busca de experiências sobrenaturais? Seria se isolar de tudo e de todos? (como foi na época que surgiram os monges, que se isolavam para “buscar a Deus”) Vamos buscar entender o que é conhecer a Deus a seguir.
O que é conhecer a Deus?
Conhecer pode ser algo simples, se temos como objetivo conhecer coisas simples. Você pode conhecer um livro todo, até decorar suas páginas. Você pode conhecer um celular, conhecendo todas as suas funções, mas quando se trata de conhecer seres humanos, aí é muito mais complexo.
Tem pessoas que convivem com outras por anos e diante de uma decepção dizem que não conheciam a outra pessoa. Quantos casais passam anos juntos sem conhecer a outra pessoa… Assim, conhecer outra pessoa, depende mais da outra pessoa do que nós mesmos.
E aqui está o segredo do conhecimento de Deus. Deus se faz conhecível a nós. Ele podia não se revelar, mas Ele decidiu se tornar conhecível ao homem por meio da Bíblia. A Bíblia que é a Santa Palavra de Deus apresenta a revelação perfeita de Deus aos homens.
E você já parou para pensar o tamanho disso? O Deus Criador do céu e da Terra se revelar a nós? Se tornar conhecível? É algo tão grande que supera nossa capacidade de compreender.
Deus não somente nos permite conhece-Lo, mas faz uma Aliança inabalável, feita no Sangue do Seu Filho Jesus. Através de Cristo, nos tornamos Filhos de Deus, e entramos em uma caminhada de mãos dadas com o Pai.
– O próprio Espírito testemunha ao nosso espírito que somos filhos de Deus. (Romanos 8:16)
A partir do que é chamado de novo nascimento, quando alguém que está morto em pecado, nasce como nova criatura em Cristo Jesus, recebe o Espírito Santo que nos dá testemunho que somos, agora, filhos de Deus.
A relação que há no conhecimento de Deus é de amizade profunda, de total confiança em Deus, que sendo Pai, jamais abandona seus filhos.
Para conhecer a Deus devemos primeiramente ouvir a Palavra de Deus, pois ouvindo a Palavra de Deus, teremos cada vez mais fé. Seguindo, o Espírito Santo nos dá a interpretação verdadeira da Palavra de Deus e nos ajuda a aplicar em nossas vidas. Pela Palavra de Deus, conhecemos a Deus, entendemos que só amamos a Deus verdadeiramente quando buscamos guardar seus mandamentos.
O conhecimento de Deus é o alvo mais sublime na vida de uma pessoa.
E você? Já buscou a Deus hoje meditando nas Escrituras?
Comentários
Postar um comentário