O KYBALIÃO.

 

Os princípios da verdade são sete: aquele que compreende isso perfeitamente possui a chave mágica perante a qual todas as portas do templo se abrirão de par em par:
1. O todo é mente; o universo é mental.
2. Como é em cima, é em baixo; como é em baixo, é em cima.
3. Nada está imóvel; tudo se move; tudo vibra.
4. Tudo é duplo, tudo tem dois pólos; tudo, seu par de opostos: os semelhantes e os antagônicos são a mesma coisa; os opostos são idênticos na natureza, mas diferentes em grau; os extremos são tocados; todas as verdades são meias verdades, todos os paradoxos podem ser reconciliados.
5. Tudo flui e reflue; tudo tem seus períodos de avanço e recuo, tudo sobe e desce; tudo se move como um pêndulo; a medida do seu movimento para a direita é a mesma que a do seu movimento para a esquerda; o ritmo é a compensação.
6. Toda causa tem seu efeito; todo efeito tem sua causa; tudo acontece de acordo com a lei; sorte nada mais é do que o nome dado à lei não reconhecida; há muitos planos de causalidade, mas nada escapa à Lei.
7. A geração existe em todo o lado; tudo tem seu princípio masculino e feminino; a geração manifesta-se em todos os planos.

Hermes Trismegisto - O três vezes grande.

Comentários

  1. Aquel que se conoce a sí mismo en la "verdad" de la "escencia" eterna e infinita ese conoce y posee todas las cosas en si mismo y por si mismo, ya que ha llegado al estado incondicionado que no deja fuera de sí ninguna posibilidad y este estado, en relación al cual todos los demás, por elevados que sean, no son realmente todavía más que étapas preliminares sin ninguna medida común con él, este estado que es la meta ultima de toda iniciación, es propiamente lo que se debe entender por la "identidad suprema".

    Aquel que se aferra al razonamiento y no se libra de él en el momento requerido, permanece prisionero de la forma, que es la limitación por la que se define el estado individual; así pues, no rebasará nunca ésta, y no ira nunca mas alla del "exterior" al "interior" es tambien el paso de la multiplicidad a la unidad.

    ResponderExcluir

Postar um comentário