Pensamentos direcionados para a liberdade do homem

 O hermético.


Raramente tomamos a liberdade de falar sobre os ideais que seguimos, o que pelo nosso nome é bastante evidente.
Pensamento hermético é algo muito complexo de entender, e muitas vezes tende a ser confundido com ocultismo, e mesmo que tenham semelhança não são a mesma coisa.

E acho que tomamos a liberdade de esclarecer isso em outro post.
Agora, direcionando nossa escrita para o ponto principal.
É o que foi mencionado muitas vezes sobre a concepção ou a ideia com que os herméticos veem o mundo.
Antes de mais, gostaria de acrescentar que embora o hermetismo tenha sido uma religião como tal no passado provavelmente remonte para o antigo Egito, com algumas influências dos ensinamentos platônicos da época, na nossa ordem isso não é assim.
Pois se nos dedicássemos a promulgar uma religião, seríamos uma igreja e não uma ordem.
Nossos pensamentos são mais direcionados para a liberdade do homem, e quando falamos sobre isso nos referimos ao que não precisamos de salvadores, a salvação do homem sempre esteve em suas mãos, então podemos tirar ensinamentos de Cristo, ou Buda, ou outros grandes mestres, mas não vê-los a eles como objetos de louvor, nem o próprio grande Hermes Trismegisto, porque louvar o mestre não dará o conhecimento, não concederá as honras de ter se graduado, o que o concederá é ter estudado seus ensinamentos.
Porque todos nós sabemos que o destino do homem sempre esteve nas suas mãos, e não há ninguém para culpar, somente a si mesmos quando esses erros nos acompanham.
Ainda assim sabemos que quando decidimos trabalhar em nós mesmos, podemos voltar a nos reintegrar com o Deus criador, sendo que nós somos uma emanação dele, somos Deuses, mas não visto do ego, antes compreender isso requer uma grande responsabilidade de trabalhar em melhorar diariamente...

Comentários