O hermético.
Pensamento hermético é algo muito complexo de entender, e muitas vezes tende a ser confundido com ocultismo, e mesmo que tenham semelhança não são a mesma coisa.
E acho que tomamos a liberdade de esclarecer isso em outro post.
Agora, direcionando nossa escrita para o ponto principal.
É o que foi mencionado muitas vezes sobre a concepção ou a ideia com que os herméticos veem o mundo.
Antes de mais, gostaria de acrescentar que embora o hermetismo tenha sido uma religião como tal no passado provavelmente remonte para o antigo Egito, com algumas influências dos ensinamentos platônicos da época, na nossa ordem isso não é assim.
Pois se nos dedicássemos a promulgar uma religião, seríamos uma igreja e não uma ordem.
Nossos pensamentos são mais direcionados para a liberdade do homem, e quando falamos sobre isso nos referimos ao que não precisamos de salvadores, a salvação do homem sempre esteve em suas mãos, então podemos tirar ensinamentos de Cristo, ou Buda, ou outros grandes mestres, mas não vê-los a eles como objetos de louvor, nem o próprio grande Hermes Trismegisto, porque louvar o mestre não dará o conhecimento, não concederá as honras de ter se graduado, o que o concederá é ter estudado seus ensinamentos.
Porque todos nós sabemos que o destino do homem sempre esteve nas suas mãos, e não há ninguém para culpar, somente a si mesmos quando esses erros nos acompanham.
Ainda assim sabemos que quando decidimos trabalhar em nós mesmos, podemos voltar a nos reintegrar com o Deus criador, sendo que nós somos uma emanação dele, somos Deuses, mas não visto do ego, antes compreender isso requer uma grande responsabilidade de trabalhar em melhorar diariamente...
Comentários
Postar um comentário