UMA INTRODUÇÃO AO ARCO SAGRADO REAL

O Arco Real é um lugar para conhecer maçons de outras lojas, aprender mais sobre a Maçonaria, completar o que você começou na Maçonaria artesanal e ter a oportunidade de participar de belos rituais. 

Também abre portas para outras formas de maçonaria. O Arco Real Sagrado é um dos rituais maçônicos mais antigos e data de pelo menos 1752. 

Durante muito tempo o Arco Real fez parte do Terceiro Grau. 

Para os Antigos era o Quarto Grau e conferido em suas Lojas. Após a Unificação, foi considerada a conclusão do Terceiro Grau.

A lenda se propõe a restaurar os segredos genuínos de um Mestre Maçom e isso é realizado por obreiros que fazem uma descoberta importante durante seu trabalho e transmitem uma explicação interessante e esclarecedora da natureza de Deus.

O sistema do Arco Real é composto por três graus coloridos: o Mestre Maçom de Marcos, o Mestre Mais Excelente e o Arco Real Sagrado. Todos os Mestres Maçons são qualificados para ingressar e devem continuar a pertencer a uma Loja de Artesanato.

Aqueles que completaram o grau de Exaltação do Arco Real Sagrado são conhecidos como Companheiros, e o Arco Real está reunido em Capítulos.

O Mestre Maçom

Em algumas jurisdições, é separado do Arco Real e é sua própria Grande Loja. Dentro do Arco Real no Canadá, é o primeiro título que um Mestre Maçom ganhará dentro do Sistema do Arco Real. É um ritual muito antigo e há registros de que foi realizado no final do século 17.

Este grau é definido nas oficinas usadas para construir o Templo do Rei Sólon. Envolve o candidato, como um dos pares, apresentando seu trabalho. Tem várias lições bonitas dentro dele. O novo Mark Master Mason seleciona uma marca ou imagem que ele usará para identificar seu trabalho. Esta é uma continuação das lições e do trabalho do título Craft Fellowcraft.

Excelentíssimo Mestre

Este título tem um desenho mais recente dos Estados Unidos da América (na década de 1780) e em algumas jurisdições pertence a um sistema de títulos diferente. No Canadá, é o segundo grau no sistema do Arco Real.

Este grau ocorre na conclusão do Templo do Rei Salomão e reflete a dedicação do Templo ao Altíssimo. Os trabalhos que foram interrompidos na carreira de Mestre Maçom já foram concluídos. O título reconhece o zelo e a lealdade dos trabalhadores, que são representados pelo candidato.

Arco Real Santo

O título do Arco Real Sagrado é considerado a conclusão do título de Mestre Maçom. Neste grau está a Palavra do Mestre que se perdeu. Tem uma longa história e pode ser encontrada na maçonaria irlandesa no final de 1600 e na Inglaterra, Escócia e França em 1738. 

Durante a divisão das Grandes Lojas na Inglaterra, uma das Grandes Lojas a considerava parte da Maçonaria Artesanal, enquanto a outra a mantinha como uma Ordem separada. 

Após a Unificação, foi considerado separado, mas refletiu parte da antiga Maçonaria Artesanal como a conclusão do título de Mestre Maçom.

A Casa do Capítulo tem uma configuração incrível para este grau cheia de uma infinidade de símbolos e móveis impressionantes. O cenário reflete o local do Primeiro Templo destruído, quando os israelitas foram autorizados a retornar a Jerusalém para reconstruir o Templo sob Zorobabel, o Príncipe do Povo.

O candidato representa um dos que viajaram de volta a Israel e que estão sendo empregados na limpeza do local do Templo para que a reconstrução possa ocorrer. No decorrer deste trabalho eles fazem uma descoberta milagrosa, que põe fim à história do título de Mestre Maçom.

Após a conclusão deste grau, o candidato é Exaltado para ser um Companheiro do Santo Arco Real e recebe um novo avental, uma faixa real e a joia da Ordem.

Outros Graus

Mestre Passado Virtual

Inicialmente, quando o Arco Real foi desenvolvido, apenas um Ex-Mestre de uma Loja de Artesanato poderia obter o título. 

Eventualmente, isso levou à criação de outro título chamado Virtual Past Master. Neste grau aprendeu-se os segredos de um Mestre Instalado, mas isso não o tornou um verdadeiro Mestre de uma Loja de Artesanato (daí o nome "Virtual"). Este grau foi aberto a todos os mestres maçons.

Finalmente, na maioria das jurisdições, a exigência foi removida e qualquer Mestre Maçom pode se tornar um Membro do Sagrado Arco Real. 

O título de Virtual Past Master ainda faz parte do sistema Royal Arch nos Estados Unidos da América e é encontrado como um grau opcional em muitas jurisdições canadenses.

No Grande Capítulo da Colúmbia Britânica e Yukon, o título de Mestre Virtual do Passado só é conferido dentro do Capítulo nº 1 da Colômbia, que têm direito a este título conferido pelo Grande Capítulo da Escócia e diz respeito a como este Capítulo se juntou ao Grande Capítulo.

Ordem do Sumo Sacerdote (Virtual Past Master)

Esta bela cerimônia está disponível para aqueles que foram empossados como o Primeiro Diretor de um Capítulo e normalmente ocorre imediatamente antes de uma Grande Convocação.

Organização do Arco Real

Como mencionado acima, aqueles que completaram o grau de Exaltação do Sagrado Arco Real são conhecidos como Companheiros, e o Arco Real está reunido em Capítulos.

Os capítulos têm uma estrutura diferente da Maçonaria Artesanal, pois são governados por três pessoas conhecidas como Diretores. 

O Primeiro Chefe representa Zorobabel, Príncipe do Povo. 

O Segundo Principal representa Ageu, o Profeta, e o Terceiro Principal representa Josué, o filho do Sumo Sacerdote.

A função de secretário de um Capítulo está a cargo do escriba Esdras. 

Esses títulos são uma representação do retorno dos israelitas do cativeiro babilônico e da conclusão do Segundo Templo. 

Para uma lista completa de capítulos em British Columbia e Yukon, clique aqui. Na Colúmbia Britânica e em Yukon, os Capítulos do Arco Real Sagrado estão sob o controle do Grande Capítulo e seus Grandes Diretores.


FONTEhttps://grandchapter.ca/an-introduction-to-the-holy-royal-arch/

Comentários