ORATÓRIA PARA O INICIADO MAÇOM

 

... ESFORÇOS PARA ALCANÇAR TUDO PELA FORÇA DA RAZÃO, JAMAS A RAZÃO DA FORÇA...!!!
O choro da criança ao nascer é a eclosão da sua angústia perante o desconhecido.
Nascer e morrer não são necessariamente antagônicos, mas geralmente são complementares.
De todos vocês é conhecida QQHH a afirmação daquele filosofo Jônico pré-socrático que dizia: "que ninguém pode tomar banho duas vezes no mesmo rio".

E depois explicou o porquê: "A água do rio já não é a mesma porque passa e vai; o ser humano também não é o mesmo, porque todo o seu organismo está mudando".

(De fato, todas as células se regeneram, exceto os neurônios).
Cada episódios da nossa vida é uma mudança, o fim de uma etapa, de uma atuação, de uma época, etc, e o começo de outra.
Lembremos simplesmente que a morte da infância é o nascimento da adolescência; que a morte desta é o nascimento da juventude; que o fim destas duas últimas é o nascimento da idade adulta e o florescimento da maturidade.
Portanto, QQHH, sua iniciação marca o fim, a morte da escuridão, da ignorância e dos vícios, para nascer no interior da fraternidade maçônica e iniciar a luta consente contra os vícios e as paixões.
QQHH, em nome dos milhões de maçons espalhados pelo mundo, em representação do povo maçônico, e em particular dos membros deste BLOG, dou-vos as boas-vindas à nossa augusta instituição e convido-vos a que, a partir deste momento em que nascestes como Maçons, dedique-se, com verdadeiro esmero e entusiasmo, a polir a sua pedra bruta e a trabalhar pelo seu aperfeiçoamento e pela liberdade, igualdade e fraternidade universais.
Que seu comportamento diário rubrique suas intenções fraternais.
ESFORÇOS PARA ALCANÇAR TUDO PELA FORÇA DA RAZÃO, NADA PELA MOTIVO DA FORÇA!
TUDO QUE FOR PARA VOCÊ, ALCANÇARÁ VOCÊ.

(Retirado de Oratória Maçônica)

Comentários

  1. ¡¡¡...ESFORZAOS POR ALCANZAR TODO POR LA FUERZA DE LA RAZÓN, JAMAS LA RAZÓN DE LA FUERZA...!!!
    Página Oficial SOY MASON (Comparte el Conocimiento) M:.M:.K:.
    El llanto del niño, al nacer, es la eclosión de su angustia ante lo desconocido.El nacer y el morir no son, nesesariamente, antagónicos, mas bien suelen ser complementarios.
    De todos VOSOTROS es conocida QQHH la aseveración de aquel filosofo Jónico presocratico que decía: "que nadie puede bañarse dos veces en el mismo río". Y a continuación explicaba el porque: "el agua del río ya no es la misma porque pasa y se va; el ser humano tampoco es el mismo, porque todo su organismo va cambiando".
    (En efecto todas las células se regeneran, con excepción de las neuronas).
    Cada uno de los episodios de nuestra vida es un cambio, el final de una etapa, de una actuación, de una época, etc, y el principio de otra.
    Simplemente recordemos que la muerte de la niñez es el nacimiento de la adolescencia; que la muerte de esta es el nacimiento de la juventud; que el final de estas dos últimas es el nacimiento de la edad adulta y el florecimiento de la madurez.
    Por consiguiente, QQHH vuestra iniciación marca el final, la muerte de la oscuridad, la ignorancia y los vicios, para nacer, en el seno de la fraternidad masónica e iniciar la lucha consiente contra los vicios y las pasiones.
    QQHH, en nombre de los millones de masones esparcidos por el mundo, en representacion del pueblo masónico, y en particular de los miembros de este taller, os doy la fraternal bienvenida a nuestra augusta institución y os invito a que, a partir de este instante en que habéis nacido como masones, os dediquéis, con verdadero esmero y entusiasmo, a pulir vuestra piedra en bruto y a trabajar por vuestro perfeccionamiento y por la libertad, la igualdad y la fraternidad universales.
    Que vuestro diario comportamiento rubrique vuestras fraternales intenciones.
    ¡ESFORZAOS POR ALCANZAR TODO POR LA FUERZA DE LA RAZÓN, NADA POR LA RAZÓN DE LA FUERZA!
    TODO LO QUE SEA PARA TI, TE ALCANZARÁ

    ResponderExcluir

Postar um comentário