OS TRÊS PLANOS DA EXISTÊNCIA

 

Físico, Mental e Espiritual, são os três planos da existência e são constituídos como Princípio Fundamental de nossas crenças.
A Ordem nos permite entregar, respeito, justiça, lealdade, tolerância, desenvolvimento cultural, críticas e bajulação, mas sempre com sentimentos de perfeição para que juntos possamos partilhar e desfrutar de um espaço físico onde o Egregor positivo seja o grande centro de união de todos aqueles belos momentos que até agora temos vivido ao abrigo do Grande Arquiteto do Universo (GADU) que nos dá sua proteção e grandeza.

De acordo com isto, devemos ser maçons inovadores, buscadores da verdade, paladinos da justiça, comprometidos com o próximo, isto é, alguém que interroga o mundo, reforçando os princípios da Justiça, Honra e Verdade (J.H.V.), sem desconhecer as virtudes da Fé, da Esperança e da Caridade, ou os fundamentos básicos de Amor Fraternal, Socorro e Verdade, princípios fundamentais da Ordem que certamente constituem um impulso poderoso para nossa prática.

Quando se toma a decisão de criar uma Loja, ela deve ser feita com o objetivo de propor novos horizontes a conceitos e modo de viver a maçonaria, desenvolvendo uma maçonaria dinâmica que conserva o essencial do seu passado num mundo atual que levanta novos e desafios difíceis, sempre prontos para enfrentar com garra, força e vigor.

A formação e a motivação são institucionais e, nesse sentido, cabe aos seus membros continuar com todas as linhas de trabalho que estão traçando o futuro da Sociedade.

São então geradas por adição outras linhas de acção necessárias para instituir um trabalho planeado tanto para o interior como para o exterior.

Lembrando sempre que o corpo físico é aquele que nos permite viver toda experiência humana, sendo precisamente a partir do espírito onde emana a energia, que conecta a alma à fonte intrínseca, para o qual é necessário realizar uma prática consciente e diária que mantenha aberta essa ligação, lembrando sempre que "Quando o ESPÍRITO reina, não é necessário leis especiais que o regulem"


(Tirado do Blog Maçônico de Santiago Martinez Mattos, SANMARMAT)

Comentários