A TRINDADE

 


A trindade foi expressa em diferentes culturas ao longo do tempo e é muito provável que muitas delas tenham tirado ensinamentos dos que estavam antes, mas o mais interessante é poder compreender que a trindade se expressa de forma misteriosa e persiste mesmo nos nossos dias além das crenças pessoais ou coletivas.
A ideia da trindade cósmica é tão antiga quanto a humanidade.
Desde a antropologia, os estudiosos concluíram que para o homem primitivo o número 3 representava a primeira ideia de estabilidade, a primeira contagem numérica, o primeiro conceito de harmonia.
Desta forma, psicologicamente, o ser humano associa a noção da tríade como uma entidade cósmico-religiosa desde tempos imemoriais.
O triângulo na tradição cristã, representa a trindade Pai, Filho e Espírito Santo.
A Cabala ensino esotérica do judaísmo afirma que Deus se manifesta inicialmente no universo sob a forma de três emanações ou "Esferas" as serfiot (Kéter Jojmá e Biná) que aparece no principal símbolo a Árvore da Vida da Cabala.
Os budistas falam de Buda, Dharma e Xangá conhecidos como os três tesouros do budismo.
No Hinduísmo Brahma, Vishnu e Shiva são três forças que se mantêm em equilíbrio que sustenta a ordem cósmica.
No Taoísmo fala-se do princípio da integridade do céu e da terra, do homem que nos leva a alcançar o equilíbrio com o universo.
Também em outras tradições como vemos reflexos desta ideia trinária.
O princípio da integridade dos mundos externos e internos
É uma potência geradora, princípio de formação e crescimento após a primeira dualidade espírito-matéria, masculino-feminino, as duas forças primordiais que dão lugar ao terceiro incluído que completa a primeira tríade nas origens da manifestação.
Estes números primeiros são os três aspectos da Divindade, os Três Logotipos com os quais todo o universo manifestado é gerado.
O três está relacionado com a primeira figura plana que é o triângulo, cujo principal valor simbólico é o do equilíbrio entre as duas forças opostas dos ângulos da sua base, alcançado pelo ângulo superior que as harmoniza e equipara.
A dualidade pai-mãe está resolvida no filho que completa a imagem da trindade sagrada, a tríade divina que é a expressão manifestada do Deus-Um, a coisa mais sagrada que o homem carrega dentro de si e que constitui o seu espírito imortal.
Na sua posição normal, com o vértice para cima, o triângulo simboliza o fogo e seu impulso sempre ascendente buscando a unidade do superior, desde o extenso (base) até o inextenso (vértice).
Historicamente o número 3 foi considerado o símbolo da divindade, quase todas as crenças do Oriente ao Ocidente coincidem com o valor místico-divino do número 3.
O três é universalmente um número fundamental.
Sintetiza a tri-unidade do ser vivo que resulta da conjunção de um e dois e é produto da união do céu e da terra
O triângulo é a representação geométrica perfeita do número 3.
"Dentro de seu ser está a paz completa e a união com tudo o que existe, agradecendo ao Grande Espírito, Deus Um e ao Guerreiro Interno por servir e cumprir seu destino estelar.
Em faíscas de alegria divina e de união, o seu amor te tira do passado. Você se torna parte da trindade sagrada âncora no aqui e agora"

Que o amor seja sua força e seu guia!

Comentários