Mistério de la tétrada esquiva...

 

Escondido dentro da dualidade há três; no entanto, tudo é dual por natureza, então três se torna quatro.

Isto se chama Tétrada, Tetractys ou Tetractys da Década.
A soma de dois números triangulares consecutivos ( Δ + Δ + Δ) é simultaneamente um número quadrado e um número quadrado triangular.
Resumindo, um triângulo é um número triangular e um quadrado perfeito.
Como símbolo místico, a tétrada mística é a chave para compreender as raízes da filosofia e da cosmologia esotérica.
Iniciados pitagóricos
A Tétrada foi a base da filosofia pitagórica, a tal ponto que os iniciados pitagóricos deviam fazer um juramento secreto pela Tetractys:
“Por esse nome puro, santo, de quatro letras no alto, fonte e suprimento eterno da natureza, pai de todas as almas que, por ele, com fé encontram juramento, eu te juro.”

Os pitagóricos até rezaram em honra da Tétrada dizendo:
“Abençoe-nos, número divino, que você gerou deuses e homens! Ó santa, santa Tetractys, vós que contêm a raiz e a fonte da criação que flui eternamente! Porque o número divino começa com a unidade pura e profunda até chegar ao santo quatro; então gera a mãe de tudo, aquele que tudo abrange, tudo limita, o primogênito, aquele que nunca se desvia, o incansável santo dez, o detentor da chave de tudo”.

Por que a tetrada é a chave
Desde muito cedo, a Tétrada influenciou muito o pensamento cabalístico e a cosmologia judaica. Isso pode ser visto no Tetragrámaton; um dos nomes de Deus usados na Bíblia hebraica ( יהוה,), comumente transliterado para o latim como YHWH; [que consiste em] quatro letras.

A Tétrada, também conhecida como Década, é o quadro para compreender a cosmologia da Árvore da Vida e também é a chave para compreender a harmonia do YOUnivers.

Conceitos semelhantes podem ser vistos na filosofia japonesa e chinesa, na cosmologia do Antigo Egito, bem como nos ensinamentos gnósticos e hindus.
A Tétrada é uma ideia matemática e um princípio metafísico.
Compreender a Tétrada da Década é a chave para se manifestar dentro do mundo natural e a chave para compreender tanto a harmonia do cosmos quanto as leis do Universo, mas mais importante ainda, é a chave para compreender os mistérios de si mesmo e dos paradigma mente/corpo.

Segredo da tétrada esquiva
O segredo para compreender a Tétrada Elusiva é compreender o conceito de zero. Veja, nas culturas antigas o zero costumava ter um valor posicional (0,1,2,3,4, etc. ), então dois realmente se tornam três (0+1+1=3).
Pense no zero como um número neutro, como este “ θ” (tanto positivo quanto negativo), porque como eu disse, tudo na natureza é dual, então três se torna quatro ( θ+1+1=4), e assim por diante.

Pode ser útil pensar no zero neutro como uma potencialidade não manifestada; energia quântica num estado dual de movimento estático, por assim dizer.

No cristianismo dizem: Pai, Mãe e Espírito Santo, certo?
Pense no Espírito Santo como θ.
Dentro de cada par (2) encontra-se esta força oculta e invisível, e dentro de cada tríade de (3) encontra-se esta força oculta e invisível, de modo que três triângulos consecutivos ( Δ + Δ + Δ ) são na verdade o mesmo que três quadrados consecutivos ( ◼+ ◼+ ◼).

Logicamente, este não é um conceito fácil de entender e, às vezes, perder-se um pouco pode ser algo bom, porque é a única maneira de nos encontrarmos, mas uma vez que este conceito é completamente compreendido, pode realmente ser bastante profundo.

Noite escura! Luz divina!
Alguns chamam a esta força oculta e invisível o Noumenon (O Incognoscível), Hagia Sophia (Santa Sabedoria), Pistis Sophia (A Donzela da Luz) ou Parthenos Lucis (A Luz Virgem).
Prefiro chamá-la de Filosofia, e cunhei-a de “Noite Escura”, Luz Divina”, porque a luz é ao mesmo tempo o cognocível e o inconscível, e é a semente dentro de tudo, com um potencial infinito, como a Tétrada da Década.
Agora, se depois de ler isto você ainda não consegue compreender a evasiva Tétrada, ou se não sentir uma compreensão mística, meditar nela pode provocar uma epifania repentina e espontânea.

O tempo é tudo, e às vezes o espírito esperará o momento exato em que estamos prontos para receber tais mensagens, então seja paciente e eventualmente ficará claro para você que o Universo é realmente ótimo assim, pois sempre está aqui o chamado do nosso espírito.

Escrito por Carrie Love Ξ Carrie Love
Eu sou um que se transforma em dois.
Eu sou o Dois que se Transforma em Quatro.
Eu sou o Quatro que se Transforma em Oito.
Depois disto, sou um de novo.

Comentários