“A Luz do Mundo”, de William Holman Hunt.

A LUZ DO MUNDO

"Quando o Sol, então, atravessa os sinais de câncer e de Leo, o iluminado que marcha o caminho da santidade, sobe aos mais altos reinos deste planeta e entra em uma consciência mais profunda de poder transcendente. Comece a perceber que o amor, no seu mais alto aspecto, não é uma paixão ou um sentimento, mas uma fase da própria divindade. Pedro foi imbuído de uma força amorosa dessa natureza. Ele mesmo se referiu a ela quando disse ao aleijado às portas do Templo Lindo: "Ouro e prata não tenho, mas dou-te o que tenho... Levanta-te e anda." E foi essa mesma força que encorajou de tal modo Paulo que, apesar de todas as suas perseguições e aprisionamentos, conseguiu pronunciar aquelas belas palavras: "Ainda que eu falasse as línguas dos homens e dos anjos, se eu não tivesse amor (caridade) seria como metal que soa sem Ton nem são ou címbalo que retenha sem objeto."

Quando o pretendente atinge esse grau de realização espiritual, Cristo é tudo para ele e tudo está nele. Servir como Ele serviu e amar como Ele amou tornam-se a sua principal aspiração. A nota-chave bíblica de Leo ressoa nas palavras: "Amar é cumprir a lei". Ele é permitido olhar no Registro Akásico para o coração sagrado e iluminado e assimilar alguns dos profundos mistérios que ele contém. E começa a entender a íntima ligação existente entre a hierarquia de Cristo e o centro de luz do corpo humano, chamado coração. Uma das primeiras imagens akásicas que estuda, representa Cristo, de pé, diante de uma porta à qual bate. Em Sua mão carrega uma luz, e diz: "Olha que estou batendo na porta: Se um homem ouvir minha voz e me abrir, eu irei até ele".

Esta passagem traz logo à mente a realista representação feita por Holman Hunt. Seu quadro imortalizou essa atividade de busca do nosso Redentor. Há razoavelmente que pensar que a criação desta obra-prima foi inspirada pelo grande presente que o artista recebeu, tanto consciente como supraconscientemente. Os discípulos que trabalham nos planos internos frequentemente se colocam diante dessa pintura e meditam sobre seu profundo significado, pois a porta diante da qual Cristo está representa o coração humano.

Na próxima Era de Aquário, à medida que a influência amorosa de Leo for penetrando mais profundamente na terra, mais buscadores se tornarão conscientes da proximidade de Cristo e ouvirão Suas palavras de súplica que ressoam pelos corredores do tempo: "Olha que estou chamando a porta: Se um homem ouvir minha voz e me abrir, eu irei até ele." "

Comentários

  1. The Light of the World (1851-1853) (em português, A Luz do Mundo) é uma pintura alegórica do artista pré-rafaelita inglês William Holman Hunt (1827-1910) representando a figura de Jesus se preparando para bater em uma porta coberta de vegetação e por muito tempo fechada, ilustrando Apocalipse 3:20: "Eis que estou à porta e bato; se alguém ouvir a minha voz, e abrir a porta, entrarei em sua casa e cearei com ele, e ele comigo".

    ResponderExcluir

Postar um comentário