A MAÇONARIA E A NECESSIDADE DE DESENVOLVER E APERFEIÇOAR A PRÁTICA DA IGUALDADE NA SOCIEDADE

Estimados Irmãos e Família Maçônica.

Vivemos momentos únicos na sociedade moderna, vivenciando nas ruas, nas redes e nas mídias sociais, os avanços da civilização quanto às questões de inclusão social.

No passado, a Maçonaria lutou pela efetiva inclusão da mulher, do negro e das camadas sociais menos favorecidas, na sociedade e nos destinos político-sociais da nação, por meio do poder do voto e da concretização da igualdade entre os povos e cidadãos.

É perceptível que mesmo com toda a proteção legal da Constituição e das Leis que temos no Brasil sobre a igualdade racial, de gênero, religioso, social e a liberdade de pensamento e de locomoção, ainda temos muito a percorrer para que isso seja, de fato, uma realidade vivenciada na prática. Cabe a nós, como Maçons e Cidadãos conscientes de nosso dever, buscar a equidade de um Brasil mais inclusivo, principalmente na igualdade de oportunidades e de condições para as mulheres, os negros, as camadas sociais mais necessitadas e também aos portadores de necessidades especiais, aos autistas e demais minorias, inclusive de opção sexual.

Ou seja, toda e qualquer tipo de diferença deve ser observada, respeitada e trabalhada a sua inclusão, com um olhar especial para alcançar a igualdade de meios, para então seguir o caminho natural da meritocracia.

O brasileiro é um povo com amor no coração e muita consciência humana, porém ainda nos falta mais informações sobre o que realmente fazer para sermos realmente inclusivos e termos essa igualdade tanto esperada por todos os Cidadãos.

Cabe à Maçonaria ser protagonista desse processo de proteção e inclusão no Brasil, pois possuimos as ferramentas necessárias para combater a ignorância e os vícios da sociedade.

Nosso lema "Liberdade, Igualdade e Fraternidade" deve ser colocado à disposição desta parte da sociedade que tanto tem buscado espaço e igualdade de condições para demonstrar seu verdadeiro mérito.

Sabemos que encontraremos barreiras, como sempre tivemos em todas as lutas do passado, mas como vanguardeiros e protetores da humanidade, sempre vencemos tais barreiras e escreveremos mais um capítulo de vitória do bem na humanidade, como já fizemos em tantas frentes, como a proteção da pátria e da familia.

Hoje, essa é mais uma batalha que precisamos travar em favorecimento de uma parcela da sociedade que não tem ainda o seu espaço em igualdade de condições e oportunidades.

Reflitamos sobre isso e começamos esse desbastar a pedra com todas as informações e ferramentas de que dispomos.

Continuemos focados na proteção da dignidade humana!

*Esse é o GOB junto de você.*


Fraternalmente,

Múcio Bonifácio Guimarães

Grão-Mestre Geral Grande Oriente do Brasil


Comentários