Quem insulta, se insulta
Quem despreza se despreza
Quem odeia se odeia
Quem amaldiçoa é amaldiçoado
Quem critica, critica.
Quem julga, julga.
Quem mente mente mente mente
Quem acusa é acusado
Quem maltrata, maltrata.
Quem justifica suas mentiras, costuma continuar mentindo.
Pois tudo o que de nós sai para nós volta, a nós pertence e a nós afeta.
Tudo o que você faz, pensa ou diz do resto do mundo, define você neste momento e você volta, tornando-se um círculo, uma roda que não é fácil de quebrar, assim como um grande engano, pelo fato de acreditar que toda essa visão pertence apenas lá fora.
Se o que de você sai for engano, espere apenas ser enganado; se o que de você nasce é simpatia, prepare-se para receber simpatia e, se o que de você surge é incompreensão para com os outros, prepare-se para não ser compreendido.
Porque o que você vê lá fora, ao seu redor, é exatamente o que você carrega dentro de você.
Tudo aquilo que a sua mente presta atenção, que você julga ou valoriza, é exatamente o que existe dentro de você.
E quanto mais dói ver um defeito ou um comportamento nos outros, mais profunda é a ferida, porque você reconhece a sua.
Se você quiser se conhecer, preste atenção ao seu ambiente, a tudo o que sua mente observa todos os dias ao seu redor e você estará diante de um retrato de si mesmo, diante de um desenho exato do seu interior.
Porque o que está fora, também está dentro.
Ou não serão talvez os conselhos dados aos outros que melhor nos servem a nós mesmos quando nos encontramos numa situação semelhante?
Porque o que surge de você foi feito justo para você agora, neste momento.
E sabendo isto, que a vida é uma roda e que tudo está em nós, só podemos vislumbrar uma solução para quebrar este círculo, mudar o mundo e mudar o nosso destino, que é dirigindo-se para o alicerces da mente, para o lugar de onde surge e manifesta o nosso eu: o pensamento.
E para isso é necessário observá-lo, estudá-lo e controlá-lo ou, pelo menos, acender uma luz de alarme, um dispositivo que nos avise que entra em nossa mente um pensamento que não nos convém, inadequado, prejudicial para nós.
E assim que formos avisados, localizá-lo, reconhecê-lo e descartá-lo.
Somente de dentro, de dentro, você pode modificar tudo, você pode melhorar o ambiente; só o interior direciona o caminho, porque tudo está em você, tudo depende de você e somente a você voltará.
Como está em cima é em baixo...
Como é dentro é fora...
Comentários
Postar um comentário