OS PASSOS (OU PALCOS) MAÇÔNICOS

 


Não há degrau maior ou mais prestigioso do que o Sublime Grau de Mestre Maçom ou 3º grau que é alcançado dentro dos 3 primeiros graus da Maçonaria.


O primeiro passo representa o Grau de Aprendiz Ingressado (1º Grau na Maçonaria) e é o que um candidato recebe em sua primeira entrada na loja após assumir uma obrigação. 


O Aprendiz Inscrito então aprenderá os valores de um Aprendiz Inscrito e se preparará para receber mais luz na Maçonaria e passar para o Grau de Companheiro Maçom ou 2º Grau na Maçonaria. 


O Companheiro aprenderá novamente os valores adicionais de um Companheiro, aprendendo segredos adicionais e preparando-se para ser elevado ao Sublime Grau de Mestre Maçom.


Uma vez que você se torna um mestre maçom, você é livre e, de fato, encorajado a visitar outras lojas e explorar avenidas adicionais ou "passos". 


Em ambos os lados da estrutura piramidal, predomina o Rito de York ou a direita escocesa. 


No entanto, no Canadá, a Maçonaria também consiste no rito canadense, que é muito semelhante ao rito de York. 


Na direita escocesa há 32 graus para os quais são necessários tempo, empenho e quotas. 


Do lado do Rito de York, há o Arco Real, os Maçons Crípticos e os Cavaleiros Templários, cada um com três ou quatro graus dentro deles. 


Os Cavaleiros Templários e o 32º Grau estão no mesmo degrau (nível) e aguardam ser chamados ao ilustre 33º Grau, o degrau mais alto que um maçom pode alcançar, mas não mais prestigioso do que o Sublime Grau de um Mestre Maçom.

Dentro da pirâmide, o Mestre Maçom também pode se juntar aos Shriners e organizações que existem exclusivamente para crianças, principalmente para crianças doentes. 


Existem 22 hospitais Shriner na América do Norte que custam pouco mais de US$ 1,5 milhão por dia para operar e são financiados pela organização Shriner.


Há também organizações para mulheres e crianças, como as Filhas do Nilo para as Senhoras Shriner ou a Ordem da Estrela Oriental para as esposas de maçons. 


Quanto aos filhos da família maçônica, existem organizações como a Ordem DeMolay para meninos ou as Filhas de Jó para meninas.


A Maçonaria também pode ser um lugar de solidão, onde pessoas com ideias semelhantes podem conversar livremente com outras pessoas com ideias semelhantes e onde discussões sobre religião e política são proibidas.


FONTE> https://sanpedromasons.org/2017/11/steps/

Comentários