PRINCÍPIOS MAÇÔNICOS

Os princípios fundamentais que a Maçonaria promove são um guia para o crescimento espiritual e moral da humanidade.

A Maçonaria acolhe homens de todas as nacionalidades, raças e crenças que buscam servir este ideal com retidão, clareza de pensamento e pureza.

Maçonaria não é sectária, procuram-se membros com liberdade de espírito e compreensão necessária, lembrando sempre da importância da tolerância e do amor fraternal para com todos os seres humanos.

A Maçonaria reconhece a existência de um princípio criador a que chama GRANDE ARQUITETO DO UNIVERSO, mas deixa aos seus membros a liberdade de lhe dar o nome e os atributos que correspondam à sua própria crença religiosa professadas por eles pois as consideramos pessoais de cada membro da fraternidade.

Sua doutrina resume-se a uma linda inscrição na historiade humanidade: "AME SEU PRÓXIMO COMO A TI MISMO", e isso nos permite dar otrato de Irmãos.

A Maçonaria acredita no progresso através do respeito à personalidade, justiça social e solidariedade entre os homens.

Portanto, a Maçonaria adere ao lema de Liberdade, Igualdade e Fraternidade, sem se alinhar com nenhum partido político em particular, defendendo a liberdade e a justiça venha de onde eles vêm, pois esta pertence a toda a humanidade e não pode ser apagada nem diminuída por ninguém, é a origem dos sentimentos, honra e dignidade humana.

A Maçonaria exige que seus membros mantenham a harmonia e a fraternidade dentro da grande família maçônica, e façam tudo o que estiver ao seu alcance para evitar qualquer dano à Instituição Maçônica, aos seus irmãos e à humanidade em geral.

Também exige adorar o bem e a verdade, e sacrificar-se pelo dever e pela pátria que não é o mesmo quem a governa, portanto, só admite homens honrados, justos, íntegros e independentes.

Para alcançar seus ideais, a Maçonaria defende discrição aos seus membros que é uma tradição auxiliar da instituição.

Mas nunca ao segredo que muitos confundem. Também promove prudência nas ações, edificação através do exemplo, desinteresse nas ações, abnegação pessoal e perseverança.

O simbolismo desempenha um papel importante na Maçonaria e é a chave para sua linguagem universal.

Através do simbolismo, homens de diferentes linguagens podem se entender sem recorrer às palavras ditas.

O simbolismo abrange os valores intelectuais, morais e espirituais da vida. Graus maçônicos não são meros cerimoniais, cada um tem um significado profundo.

Estudar e meditar esses princípios e sua aplicação na vida diária lhe proporcionarão uma grande satisfação na sua vida como Maçom e como ser Humano.


Comentários