RECONHECIMENTO MAIS DO QUE JUSTO !!!

 

TÍTULOS E CONDECORAÇÕES MAÇÔNICAS NO GRANDE ORIENTE DO BRASIL

Os títulos e condecorações maçônicas no âmbito do Grande Oriente do Brasil são regulados pela Lei nº 0088 de 21 de setembro de 2006, com o título de “Regimento de Recompensas”.

O Grande Oriente do Brasil agracia os serviços prestados às Lojas, por Maçons do GOB, vivos ou falecidos, Potências coirmãs, Maçons de Potências coirmãs e, ainda, os prestados por pessoas físicas ou jurídicas, não integrantes da Ordem Maçônica, segundo os termos da Constituição Federal.

O pedido de concessão dos títulos e condecorações são de iniciativa de Maçons do GOB, das Lojas, dos Grandes Orientes Estaduais e do Distrito Federal, do Conselho Federal, dos Tribunais Superiores por deliberação de seus respectivos plenários e da Mesa Diretora da Assembléia Federal Legislativa. 

O pedido é dirigido ao Grão-Mestre Geral que encaminha para a Comissão de Mérito Maçônico, a qual faz o exame e da o parecer sobre o pedido.

Para as Lojas Maçônicas Federadas:
- Benfeitora da Ordem
- Grande Benfeitora da Ordem
- Estrela da Distinção Maçônica
- Cruz da Perfeição Maçônica

Para Maçons do GOB:
- Benemérito da Ordem
- Grande Benemérito da Ordem
- Estrela da Distinção Maçônica
- Cruz da Perfeição Maçônica
- Comenda da Ordem do Mérito de D. Pedro I

Para Lojas e Maçons de outras Potências com as quais o Grande Oriente do Brasil tenha tratado de reconhecimento, são de iniciativa do Grão Mestre Geral; para as concessões serão observadas as condições estabelecidas no “Regimento de Recompensas”.

Para Pessoas Físicas e Jurídicas:
- Amizade Maçônica
- Reconhecimento Maçônico
- Grande Reconhecimento Maçônico

De Sessões Especiais:
- Adoção de Lowton
- Confirmação de Casamento
- Bodas de Prata
- Bodas de Ouro
- Mestre-Maçom
- Mestre Instalado

Ordem de Aperfeiçoamento
- Arco Real

A Comissão de Mérito Maçônico pode propor a cunhagem de medalhas comemorativas de atos ou feitos memoráveis realizados pelo Grande Oriente do Brasil ou pelos Grande Benfeitores da Humanidade.


Comentários