O COFRE CELESTE

No Cofre Celeste ou telhado da LOGIA, figura um céu estrelado, imagem do infinito e da sua manifestação ativa em infinitos pontos ou centros luminosos que expressam de dentro para fora a LUZ LATENTE do princípio supremo.

Sua cor azul é icônica das mais elevadas vibrações, tanto individuais quanto cósmicas. As estrelas representam as IDEIAS DIVINAS, que nos descobrem o mundo da realidade e da VIDA, as ideias salvadoras que o G nos revela A:. D;. U: e guiam em harmonia com o mesmo, nossos pensamentos e ações em todas as fases da nossa existência.


OS PILARES
Nossas LOGIAS são sustentadas por três grandes pilares chamados: SABEDORIA, FORÇA E BELEZA.

Como nos falta ordens arquitetônicas que levem esses nomes, adotamos as três mais importantes que são: JÔNICA, DÓRICA, CORINTIA, representadas nas colunas das carteiras dos que governam a LOGIA.

O Venerável Mestre tem sobre sua secretária uma pequena coluna de ordem JÔNICA, a sabedoria, dirige.

O primeiro Vigilante uma da ordem DÓRICA, a força, suporta.

O segundo Vigilante uma da ordem CORINTHIA, a beleza, enfeite.

Por isso a SABEDORIA nos guia em todas as nossas empresas; A FORÇA nos sustenta em nossas dificuldades e a BELEZA inspira e enobrece a mente humana.

AS COLUNAS
As duas Colunas que se encontram no Ocidente e na entrada do Templo da Sabedoria são o símbolo do ASPECTO DUAL. de toda a nossa experiência no mundo alvo.

Cósmicamente, representam o princípio da atividade e inércia, e metafisicamente representam os aspectos masculino e feminino da divindade.

A coluna da esquerda tem a letra "B", e a da direita a letra "J", a primeira chama-se coluna do Norte e a segunda coluna do Sul.

Ambas as colunas têm sobre o seu capitel uma esfera, a coluna "B" - tem uma esfera terrestre que simboliza a matéria, e a coluna "J" tem uma esfera celeste que simboliza o Espírito.

Além das duas colunas acima mencionadas, poderia haver em cada templo MAÇÔNICO mais 12 colunas, distribuídas equidistantemente pelas paredes, essas colunas representam os doze signos do zodíaco.

Comentários