Icônica imagem de combatentes paulistas no subsetor de Eleutério, na Revolução de 1932, e que integraram a guarnição do Trem Blindado nº 4.
Essa imagem foi publicada originalmente na capa do jornal Diário Nacional, na sua edição de 13 de agosto de 1932, que descreveu o grupo como integrantes do Trem Blindado que agiu em Eleutério em 5 de agosto daquele ano, com grande eficácia.
Identificados na foto (sentados, da esquerda p/ direita): Hélio Bittencourt, Sargento Theotônio Lara, Vermelhinho e Luiz Mariano Bueno. Na segunda fila (em pé, da esquerda p/ direita): tenente Faria (primeiro), Cláudio Medeiros (quarto), André Patusca (sexto) e cabo João Cananéa (sétimo). Redação por Guardiões de 32. Imagem do acervo de Tudo por S. Paulo 1932.
Segundo informações do Museu da Imagem e do Som de São Paulo, esse blindado foi construído pela Cia Mogiana em Campinas para trafegar nas suas linhas e nas da Cia Rede Sul Mineira.
A sua primeira guarnição era composta por elementos da 1ª Cia do Batalhão "Fernão Dias Paes Leme", tendo sido o blindado entregue em 1º de agosto de 1932 na Estação de Barão Ataliba Nogueira, em Itapira/SP, na frente de combate Sapucaí-Eleutério.
A guarnição foi inicialmente comandada pelo tenente Gabriel Mendes da Silva (do Batalhão Paes Leme, e que posteriormente comandou a 4ª Cia) e tinha, entre outros integrantes, Theotônio P. de Rosa (grafado "Theotônio Lara" em outras publicações), João C. Machado, Hélio Bittencourt, Conrado Soegencht, M. Guedes, Cláudio Medeiros, André Patusca, João Cananéa, Luiz Mariano Bueno e Vicente Guimarães.
Além do oficial havia também dois sargentos da Força Pública incorporados à guarnição.
Redação de Guardiões de 32.
Comentários
Postar um comentário