Simbolismo da Acácia na Maçonaria...

 

Dentro da maçonaria, a figura da acácia, nos parece familiar pela lenda do terceiro grau ou pela lenda de Hiram Abiff e os companheiros traidores.

A lenda completa está reservada aos Mestres Maçons; mas, para efeitos práticos, vale a pena mencionar que a acácia desempenha um papel muito importante no desfecho da lenda de Hiram Abiff.

A acácia é utilizada como meio de reconhecimento de um lugar especial dentro da história do grande mestre construtor Hiram Abiff.

Assim, um dos ramos da acácia é colocado no local para indicar aos outros trabalhadores que esse é o local onde se deve procurar.
É por isso que a acácia, além de ser um dos símbolos maçônicos, tem um valor especial para os maçons.

E talvez essa seja uma das razões pelas quais a Acácia é uma árvore sagrada para alguns maçons.
A acácia é-me conhecida...

O significado da frase ‘Acácia me é conhecida‘ tem uma relação direta com o “conhecimento” que se tem sobre a lenda hirâmica.

Em outras palavras, o que o Maçom que pertence ao Terceiro Grau está realmente dizendo, é que conhece a lenda do terceiro grau da Maçonaria; e que, por isso, tem permissão para estar presente nos trabalhos maçônicos do grau de mestre maçom.

De qualquer forma, vale a pena lembrar que a acácia é um dos símbolos maçônicos mais importantes da nossa instituição e daqueles que podem ser encontrados em uma loja maçônica de mestres maçons.

Portanto, não só se trata de um elemento reservado ao terceiro grau, mas transcende outros grupos como o Rito York ou o Rito Escocês Antigo e Aceito.

Acácia simbolismo esotérico...
A planta da acácia teve muitas interpretações ao longo da história, a maioria dessas interpretações tem uma relação com escolas de pensamento semelhantes à maçonaria, embora existam suas exceções.
Algumas escolas iniciais usam a acácia como uma planta sagrada representativa da transmutação das coisas.

Um indicativo de que a alma transcende os acontecimentos do nosso mundo e que é possível passar para outros planos de existência com a ajuda desta planta.

Para alguns especialistas em metafísica, a planta da acácia representa a passagem da nossa vida presente para um estado da matéria onde a nossa alma passa a integrar-se com o todo.
Uma maneira de analisar nossa própria existência a partir da perspectiva de outras escolas de pensamento.

Se na sua loja há irmãos que optam por acreditar nas propriedades da metafísica, da gnose ou da alquimia, saiba que todas as ideias devem ser respeitadas.

Este último é maçônico, pois a liberdade de pensamento é, acima de tudo, o estandarte que um maçom deve arvorar.

Acácia significado espiritual...
Diferente dos significados que lhe são dados em outras escolas iniciais, a acácia tem um significado espiritual para muitos maçons. São irmãos que decidiram ver na lenda de Hiram um conforto ou uma filosofia de vida (e morte).
Estes irmãos consideram que esta planta é um símbolo da imortalidade da alma, embora não descrita como uma forma de transcendência para outros planos de existência.
Mas como uma lembrança de que aquilo que transcende é a ideia.

E se a ideia, se o verbo não morrer, então a alma também não morrerá.
Esta é uma bela maneira de enfrentar não só a própria morte, mas a dos nossos entes queridos.

No final das contas, a maçonaria em seu infinito conteúdo simbólico tem como objetivo explicar lições de moral através do simbolismo maçônico.

A planta símbolo da maçonaria na bíblia...
A acácia não só tem importância no mundo maçônico, mas desempenha um papel importante nas escrituras bíblicas.

Na verdade, a maçonaria (principalmente a do arco real) encontra uma ligação importante com as escrituras do antigo testamento.
Justo é essas escrituras que descreve que a madeira usada para a construção do tabernáculo foi justamente de Acácia.

Isto aconteceu assim desde que a madeira da acácia é extremamente dura. Tratando-se, a variante africana, de uma árvore, podia fornecer longas pranchas, extremamente úteis para a construção.
Além de servir para a construção do tabernáculo, a acácia foi usada na fabricação de outros instrumentos sagrados como a arca da aliança ou a arca do pacto, os altares ou a mesa do pão da proposta.
Além dos usos sagrados, a acácia também tem sido usada historicamente para carpintaria e fabricação de embarcações. E, claro, na fabricação de caixões.

Conclusões...
A Acácia tem um simbolismo maçônico ligado não só à lenda do terceiro grau ou à lenda do grande mestre Hiram Abiff.

Mas também representa um dos ideais maçônicos e iniciáticos mais profundos, a imortalidade da alma.

Maçonaria Libertária.
@seguidores @fãsdestaques

Comentários