O símbolo é um coração com asas, simbolizando a ascensão; a estrela de cinco pontas representa a luz divina e a luz da lua a resposta da lua a esta luz.
O símbolo foi escolhido pelo fundador da Ordem Sufí, Hazrat Inayat Khan. Aqui está a descrição do símbolo do Gatha:
O símbolo da Ordem é um coração com asas.
Explica que o coração está entre alma e corpo, um meio entre espírito e matéria. Quando a alma está coberta pelo seu amor à matéria, ela se sente naturalmente atraída pela matéria.
Esta é a lei da gravitação de forma abstrata, como se diz na Bíblia: "Onde está o vosso tesouro, aí estará também o vosso coração".
Mas o coração está sujeito não só à gravitação, mas também à atração do alto, e como na simbologia egípcia, as asas são consideradas como o símbolo do progresso espiritual, o coração com asas expressa que o coração se eleva para o céu.
Então a lua crescente no coração sugere a resposta do coração. A meia lua representa a resposta da lua cheia à luz do sol, pois recebe naturalmente a luz que a desenvolve até se tornar lua cheia.
O principal ensino do Sufismo é aprender a ser aluno. Porque é o aluno que tem a chance de se tornar professor.
Uma vez que uma pessoa se considera um mestre, sua capacidade de resposta desaparece.
Os grandes professores do mundo foram os melhores alunos. E é este princípio que é representado pela lua crescente.
A lua meia no coração representa que o coração respondendo à luz de Deus está iluminado.
A explicação da estrela de cinco pontas é que ela representa a luz divina.
Porque quando a luz chega, tem cinco pontos. Quando volta, tem quatro: uma forma que sugere criação, a outra aniquilação.
A estrela de cinco pontas também representa a figura natural do homem, enquanto a estrela de quatro pontos representa todas as formas do mundo.
Mas a forma com cinco pontos é o desenvolvimento de quatro pontas.
Por exemplo, se um homem está de pé com as pernas unidas e os braços estendidos, ele faz uma forma de quatro pontas, mas quando o homem mostra atividade - dança, salta - ou move uma perna, forma uma estrela de cinco pontas, que representa o início da atividade, em outras palavras, um começo de vida.
É a luz divina, representada pela estrela de cinco pontas, e a estrela reflete-se no coração, que responde à luz divina.
E o coração, que por sua resposta recebeu a luz de Deus, é libertado, como mostram as asas.
Portanto, esta frase explicará, em suma, o significado do símbolo: o coração, sensível à luz de Deus, é libertado.
Comentários
Postar um comentário