AMIZADE, IRMANDADE E COMPANHEIRISMO ...

 


Amizade, irmandade e companheirismo são os sentimentos mais profundos, mais finos, mais subtis, mais delicados e mais reais, são os mesmos; isso melhor dizendo será: interessar-nos verdadeiramente pelos nossos irmãos ou companheiros, pela sua vida, pelos seus problemas; é sentir verdadeiramente suas tristezas e seus alegrias, seus triunfos e seus fracassos, e de chorar com eles suas angústias e pesadumes.
Ao analisar estes valores do ser humano, fazemos isso para afirmar que nós, que pertencemos à maçonaria, como a outras organizações de caráter liberal, social ou altruísta, desejamos que todos os seus parceiros reúnam essas qualidades, ou pelo menos uma grande percentagem delas.
A maçonaria, consideramos, deve ser uma instituição que inculque aos seus associados o altruísmo, a superação espiritual e intelectual por meio do conhecimento, da honra e da virtude, buscar o desenvolvimento da solidariedade humana através da formação de uma consciência universal de fraternidade e companheirismo entre si e com a sociedade, através da realização de boas ações para ajudar os mais necessitados.

 

Para entrar na maçonaria são necessárias condições éticas, físicas e intelectuais que nos impõem a prática da bondade, da solidariedade, da justiça e do reconhecimento do trabalho dos irmãos.
É válido relembrar uma metáfora que aponta; “o que é luz para os olhos, é conhecimento para o espírito”, companheirismo, fraternidade, compreensão, ajuda, cordialidade, bondade, etc. são todos e um só, valores do espírito humano que devemos espalhar a todos os homens de boa vontade de um ponto de vista raciocinado para o bem da humanidade.

 

Para analisar os conceitos de irmandade e companheirismo em forma por além elegante, recordemos também o “Santo de Assis”, que elevavava à categoria de irmãos, o irmão lobo, o irmão cão, irmãs pássaros, irmãos vermes, etc. Tentando nos fazer sentir que esses seres inocentes, muitas vezes estão acima das baixas paixões que caracterizam o ser humano. Menção especial merece a teoria de Baruch Spinoza e sua concepção de divindade.

 

Do exposto resulta que, irmandade, amizade, companheirismo, é pensar em todas as coisas dos nossos irmãos, como se fossem muito nossos e, além disso, preocupar-nos seriamente em resolvê-las, porque isso significa também sacrifício dos nossos próprios gostos e interesses; domínio das nossas paixões em bem de nossos irmãos ou companheiros; sem veemências, sem ciúmes, sem egoísmos, sem ambições...!

 

(Retirado da biblioteca do Colorado Ruiz, QDLGLC)

Comentários