A face para o interior da maçonaria refere-se aos ensinamentos e simbolismos ocultos ou internos dentro da tradição maçônica.
Maçonaria é uma organização que tem suas raízes no trabalho das pedras durante o medievo, mas que evoluiu para um sistema filosófico e inicático.
Os aspectos internos da maçonaria incluem:
Simbolismo:
A arquitetura é rica em simbolismo, usando certas ferramentas, são criados símbolos arquitetônicos e histórias com alegorias para transmitir lições morais e espirituais.
Símbolos maçônicos, como a Esquadra e o Compasso, o Cosmos na Loja e as Colunas, têm significados internos mais profundos destinados a guiar o Maçom em uma jornada de autodescoberta e crescimento pessoal.
Rituais e graus:
A maçonaria consiste em uma série de notas, cada uma acompanhada de cerimônias elaboradas. Esses rituais são cenas que transmitem ensinamentos morais e internos, muitas vezes usando linguagem simbólica e diálogos. Os graus representam as etapas de iniciação e cada grau é baseado nos ensinamentos dos anteriores.
Hermetismo e alquimia:
O hermetismo, uma antiga tradição filosófica e espiritual, influenciou o pensamento maçônico. Conceitos como o princípio hermético de "como está em cima, é em baixo" e a busca pela iluminação espiritual compartilham semelhanças com os ensinamentos maçônicos. Além disso, elementos da alquimia, com linguagem de símbolos e seus processos transformacionais, integram-se no simbolismo maçônico.
Numerologia e Geometria:
Maçonaria dá importância aos números e à geometria. Certos números e formas geométricas têm um valor simbólico e são usados para transmitir significados ocultos nos ensinamentos maçônicos. Por exemplo, o número três é frequentemente enfatizado, representando a unidade, a dualidade e a composição dos opostos.
Cabala:
Evidência do misticismo cabalístico, uma tradição mística judaica, pode ser encontrada no simbolismo maçônico e nos ensinamentos. A árvore da vida, um conceito central na Kabala, e tem certos paralelos com o simbolismo maçônico e a ideia de subir através de diferentes níveis de consciência alinha-se com a iniciação maçônica.
Sececia e iniciação:
A maçonaria é conhecida por sua confidencialidade e prática de manter seus ensinamentos privados. Cerimônias de iniciação envolvem um candidato avançando em diferentes graus, cada um revelando níveis adicionais de conhecimento e compreensão. O processo é feito para ser uma experiência transformadora e esclarecedora.
É importante notar que as interpretações dos aspectos internos da maçonaria podem variar, e diferentes jurisdições maçônicas e traços individuais podem enfatizar diferentes aspectos da tradição.
Os ensinamentos internos têm a intenção de inspirar auto-reflexão, crescimento moral e uma compreensão mais profunda da conexão de alguém com o divino e a comunidade humana em geral.
Comentários
Postar um comentário