Frases famosas de Miguel de Cervantes





“Não foge aquele que se aposenta”, reza uma das linhas mais memoráveis desta obra de Cervantes. Muitos atribuem o seu significado ao fato de saber quando se afastar de alguma situação ou desconforto. Isto não significa que seja rejeitado ou não prestado atenção, mas antes fazê-lo no tempo certo. Parte 2, Capítulo CAPÍTULO XXVIII, Dom Quixote de la Mancha)
“Pela liberdade assim como pela honra, a vida pode e deve ser aventurada”, é outra das frases do romance e faz referência à coragem. A escrita também se refere à vontade que segue a convicção de nos movermos para onde queremos, para onde queremos e para onde escolhemos ir. (Parte 2, Capítulo CAPÍTULO LVIII, Dom Quixote de la Mancha)
“A ingratidão é filha da soberba”. Essa parte da obra destaca a importância de sermos gratos, de não acreditarmos melhor do que ninguém, de saber que as conquistas são obtidas de forma honesta e transparente. Ser ingrato é um dos piores defeitos, principalmente com aqueles que mais nos ajudaram ou colaboraram. (Parte 2, Capítulo CAPÍTULO LI, Dom Quixote de la Mancha)
“A pena é a língua da alma; quais forem os conceitos que nela foram gerados, tais serão os seus escritos”. A arte da escrita e da literatura é trazida à tona na obra de 1605. A frase faz referência aos grandes autores que foram lembrados até os nossos dias, por terem traçado suas ideias, sentimentos, teorias ou emoções. Escrever é uma manifestação do que se pensa, do que se acredita, do que cada um é. (Dom Quixote de la Mancha).

“Confie no tempo, que costuma dar doces saídas a muitas dificuldades amargas”, esta frase motivadora de Dom Quixote de la Mancha foi replicada com o passar do tempo. “O tempo cura tudo”, “Os dois guerreiros mais poderosos são a paciência e o tempo” e “O tempo tem uma maneira maravilhosa de nos mostrar o que realmente importa”, são alguns exemplos.
A referência é clara: muitas vezes não encontramos respostas para diferentes situações que nos afetam no presente, mas as recompensas aparecem quando já não somos os mesmos e vemos as coisas de outra perspectiva.

(A Ciganilha, Romances Exemplares).

Comentários