ESTE é o lema da Maçonaria Antiga Operacional, que a Maçonaria Especulativa surgida da Grande Logia Unida de Londres trocou pelo grito da Revolução Francesa de 1789, apenas em parte! Porque o grito continha uma parte final que não se cita:" Liberté égalité fraternité ou la Mort. "
Daí surgiu o atual lema da Maçonaria Especulativa: "Liberdade, Igualdade, Fraternidade", porque a morte parece já um marco distante porque não consegue alcançar o objetivo desejado na Revolução Francesa e que já se integrau na Utopia (*) Maçônica.
(*) De acordo com o dicionário da Real Academia da Língua Espanhola:
utopia
Do lat. mod. Utopia, ilha imaginária com um sistema político, social e legal perfeito, descrito por Tomás Moro em 1516, e leste do gr. οὐ ou 'não', τόπος tópos 'lugar' e lat. -ia '-ia'.
1. f. Plano, projeto, doutrina ou sistema desejáveis que parecem de muito difícil realização.
2. f. Representação imaginativa de uma sociedade futura de características favorecedoras do bem humano.
Santíssima Trindade
Sabedoria, é um corpo totalmente consciente da sua alma.
Força, é uma consciência dissolvida em um corpo transido de alma.
Beleza, é uma alma recebendo em seu ser infinito uma consciência e um corpo.
Nossa consciência diária capta apenas uma pequena parte da vida corporal e também apenas uma pequena parte da vida animada.
Nossa tarefa inicial é desenvolver a consciência para fazê-la captar todo o acontecimento do corpo e toda a extensão da alma.
Se a nossa consciência viesse a perceber todo o corpo, carne, ossos, vísceras, circulação de sangue, energias elétricas, processos de assimilação, funcionamento cerebral, etc, então poderia derreter-se na extensão da alma.
Alma é o tempo todo, e o corpo é o espaço inteiro.
A consciência deve estender-se até abranger estes dois princípios, uni-los, depois juntá-los e formar uma unidade.
(Alexandre Jodorowsky)
Ainda há outra entidade meta-física sobre a qual Jodorowsky (e isto é certamente estranho! ) não reflete.
Esta entidade é o ESPÍRITO, que domina sobre o não espaço, o não-tempo, a não-dimensionalidade.
Daí que o ESPÍRITO seja a forma de nosso EU se espreitar à divindade de onde procede e à qual se reconduz após o tempo da existência.
Porque somos essência, primeiro para nascer para a existência, ter experiências e adquirir ciência murchar para a vida, e voltar para a essência de onde viemos, em um círculo ou espiral constante entre a vida e a chamada "morte".
Este ESPÍRITO, é aquele que deve cultivar todo ser humano, mas principalmente todo Maçom, pois faz parte da sua mais íntima identidade, aquela que permanece, eterna como é, imoluta apesar das falhas e erros humanos, por não pertencer nem a um espaço nem a um tempo em aquela que possa sofrer aderência ou agressão.
Lux Ex Tenebra.
Comentários
Postar um comentário