A HISTÓRIA É MAL INTERPRETADA
A maioria das pessoas acha que os espanhóis chegaram para ensinar aos indígenas cultura, arquitetura, tradições, música, arte, etc.
Mas o que de verdade tem tudo isso?
Veremos a seguir:
HIGIENE
Se os astecas tivessem conquistado a Espanha e não o contrário, teriam ensinado os espanhóis a tomar banho duas vezes por dia, e não uma vez por semana.
REMÉDIO
A herbalária asteca naquela época era a mais avançada do mundo, os “selvagens” indígenas tinham sua escola de medicina, onde existiam diferentes ramos: Medicina interna (Tlamatepatli), cirurgião (texoxotla), hematologista (tezoc-tezoani), etc. Sabiam as causas das doenças, epidemias e como curá-las, sabiam usar supositórios, pomadas, pó, buchas e ventosas.
ARQUITETURA
Continuam de pé centenas de exemplos de urbanismo, engenharia e arquitetura em toda a América, chame-se Teotihuacan, Tula, Xochicalco, Tenayuca, etc. Todas elas têm uma complexidade maior do que as pirâmides do Egito, e ainda com tudo isso, os espanhóis consideravam que foram feitas por “selvagens”.
ASTRONOMIA E MATEMÁTICA
Os Maias foram os que deram ao mundo da matemática o número “zero”, juntamente com o calendário mais preciso que o Europeu, os Maias tinham uma astronomia muito avançada em relação aos invasores do Oriente.
AGRICULTURA
A agricultura indígena tinha conseguido cultivar milhares de hectares com um sistema único no mundo antigo, os "chinampas" ou agricultura na água com ilhas artificiais, verdadeiros jardins flutuantes.
ARTE
Os trabalhos indígenas em tecido, lama ou os diferentes metais, madeira, penas deixaram os europeus mudos pela sua perfeição e beleza, na América, o papel era fabricado séculos antes da conquista, usando a casca da árvore, e nesse papel se fazia livros e os famosos “códices. ”
MÚSICA
Os espanhóis também não entenderam a importância que a música tinha; os indígenas elaboravam poemas e cantos ao amor e à amizade, bem como a convivência
Entenda-se de uma vez por todas, não éramos "inditos" ou "bestas", éramos uma civilização avançada que crescia em harmonia com o meio ambiente, as culturas eram mantidas e se dedicou tempo ao conhecimento do crescimento da alma.
Comentários
Postar um comentário