O Templo Interior

 


A Casa Sancti Spiritus, é o Templo Vivo construído com Pedras Vivas (pessoas).
Foi construído com base em apóstolos e profetas, sendo Jesus Cristo a pedra angular.

Ele foi construído para ser morada de Deus e eleva-se para ser um templo consagrado ao Senhor.
Nesta construção, cada um traz sua pedra (experiência) para que tudo possa ser bem coordenado.
Portanto, descarta-se que um templo de madeira possa substituir uma realidade que só você pode experimentar.
Assim também é impossível que um guia ou padre possa continuar a dirigir-te sob a sua autoridade.
É por isso que os alunos se reúnem de acordo com os alicerces da Gnosis Universal Qintuple, em perfeita unidade de grupo, em alegria e rendição, para que o Corpo Vivo seja sempre mais intensamente animado.
Então, na escuridão dos nossos templos (corpos), você verá uma luz de longe.

Ela fará sinal aos buscadores, consolará os solitários, levantará os cansados e unirá todos a uma nova Irmandade Gnóstica.
«Por isso, embora centenas de milhares de pessoas o tenham visto de perto, o nosso edifício (mental) permanecerá eternamente indestrutível, invisível e completamente oculto para o mundo ímpio».
"E quando a casa foi construída (Templo Mental), foi fabricada de pedras (pessoas) que traziam (obras) já acabadas (a polir e colocar), de tal forma que quando a construíam (a Grande Obra), nem martelos nem machados se ouviram na casa, nem nenhum outro instrumento de ferro (trabalho espiritual).
Reis 6:67
A Tradição Secreta diz-nos que Deus é a Unidade e a origem de Tudo, mas só pode se manifestar em Dualidade. Este princípio é também a base da Alquimia e de todas as Ordens Iniciaticas. Todos eles são depositários da "Verdade" e por isso se apresentam ao mundo com um "Manifesto".
O "Manifesto" assim como a "Criação", significa entrar na "Dualidade" para se manifestar (positivo/negativo, bom/mau, etc).
Numa Ordem Iniciatica também tem que existir a "Dualidade" para se manifestar, portanto, os Iniciados representam o mundo esotérico ou interior e os profanos o mundo exotérico ou exterior, formado assim uma "Unidade"
Por tudo isto, o Iniciado no início dos seus estudos é instado a verificar se tudo o que é percebido na natureza tem um duplo carácter: luz e escuridão, bem e mal, masculino e feminino, etc.
Isso permite-lhe discernir a criação de forma mais clara, entendendo que nada tem existência real sem o seu oposto, sendo ambos, no entanto, apenas aspectos separados de uma única entidade.
Compreendendo assim que é a existência de duas polaridades opostas entre si, uma será mais ativa, agindo harmoniosa e construtivamente em relação à outra mais passiva.
Tudo isso permite a criação de "algo novo", enquanto a simples oposição obstinada e destrutiva entre os dois pólos leva à sua anulação mútua e exaustão.
Estes são os esboços das Leis da Unidade, Dualidade e Ternário ou Triângulo divino, onde as três primeiras leis Iniciaticas são expressas em conjunto.
Assim, é obrigação do Iniciado ouvir atentamente seus irmãos, questionar tudo o que foi ouvido e tirar cada um suas próprias conclusões.
Já que você pode encher uma biblioteca com tudo o que leu, decorar sua secretária com diplomas e falar com palavras elegantes que poucos entendem; mas se você não aprendeu a duvidar das suas certezas, se você não olhou além das suas próprias ideias, você ainda está caminhando na escuridão e perdido na escuridão.
Inteligência não é um terno que você possa usar para cada conversa, nem uma coleção de títulos que lhe concedem a razão por decreto.
Alguns conhecem as estrelas pelo nome, mas nunca sentiram a vertigem de contemplar sua beleza e transcendência.
Outros leram sobre os mares, mas nunca sentiram as ondas tocar sob seus pés.
Saber não é o suficiente.

O mundo está cheio de mentes brilhantes com corações de pedra e frases eruditas que não podem ser compreendidas.
Porque conhecimento sem consciência é apenas barulho, e educação sem humildade nada mais é do que um disfarce.

Comentários