"Os princípios da verdade são sete: aquele que compreende isso perfeitamente possui a chave mágica diante da qual todas as portas do templo se abrirão de par em par".
1. Princípio do Mentalismo: “O Tudo é Mente, o Universo é Mental”.
O que pensamos determina a nossa realidade, somos exatamente o que pensamos.
2. O Princípio da Correspondência: "Como é em cima, é em baixo; como é dentro, é fora".
Tudo o que é micro é fiel reflexo do macro. Há sempre uma certa correspondência entre leis e fenômenos, entre os estados do ser e da vida. Tudo está correlacionado. Tudo é projeção.
3. O Princípio da Vibração: "Nada está imóvel; tudo se move; tudo vibra".
Tudo está em movimento e nada fica imóvel. Tudo tem uma vibração; quanto mais alta for esta, mais elevada a sua posição na escala. A vibração do espírito é de uma intensidade infinita que praticamente pode ser considerada como se estivesse em repouso; da mesma forma que uma roda que gira rapidamente parece estar sem movimento. E no outro extremo da escala há formas de matéria densa, cuja vibração é tão fraca que parece estar em repouso. Entre os dois pólos há milhões de graus de intensidade vibratória.
4. O Princípio da Polaridade: "Tudo é duplo, tudo tem dois pólos; tudo, o seu par de opostos: os semelhantes e os antagônicos são a mesma coisa; os opostos são idênticos na natureza, mas diferentes em grau; os extremos tocam-se; todas as verdades são meias verdades, todos os paradoxos podem ser reconciliados".
Tudo é dual e tem dois pólos, dois lados da mesma moeda e, os "opostos" são na verdade, os dois extremos da mesma coisa. Frio e calor são a mesma coisa: temperatura; com uma diferença de graus diferentes entre ambos. O "bem" e o "mal" não são mais do que os pólos de uma só coisa.
5. O Princípio do Ritmo: "Tudo flui e reflui; tudo tem seus períodos de avanço e retrocesso, tudo sobe e desce; tudo se move como um pêndulo; a medida do seu movimento para a direita é a mesma que a do seu movimento para a esquerda; o ritmo é a compensação".
Tudo se manifesta em um determinado movimento de ida e volta; um fluxo e refluxo, uma oscilação de pêndulo entre os dois pólos que existem segundo o princípio da polaridade. Uma ação gera uma reação, um avanço e um retrocesso, uma ascensão e uma queda. E essa lei se aplica a tudo; sóis, mundos, animais, mente, energia, matéria. Manifesta-se na criação como na destruição dos mundos, no progresso como na decadência das nações, na vida e, finalmente, nos estados mentais do homem.
6. O Princípio da Causa e Efeito: "Toda causa tem seu efeito; todo efeito tem sua causa; tudo acontece de acordo com a lei; sorte nada mais é do que o nome dado à lei não reconhecida; há muitos planos de causalidade, mas nada escapa à Lei."
Resumindo, tudo é causalidade.
7. O Princípio da Geração: "A geração existe em todo o lado; tudo tem o seu princípio masculino e feminino; a geração manifesta-se em todos os planos".
A geração manifesta-se em tudo e os princípios masculino e feminino estão sempre em ação; no plano físico, mental e espiritual. Este princípio trabalha sempre no sentido de gerar, regenerar e criar. Cada ser contém em si os dois elementos deste princípio.
Comentários
Postar um comentário