O quarto de reflexões, no seu aspecto material, representa o centro da terra, o poço onde nos é introduzido ainda profanos e que nos deve fazer meditar ...
...que, esse é o lugar de onde viemos e para o qual um dia teremos que voltar, nos faz lembrar o que fomos, o que somos e o que voltaremos a ser, “pó és e pó te tornarás”, vida e morte.
É o lugar onde somos enterrados, enterrados, e onde após nossa decomposição física e mental, nos tornaremos aptos para renascer para uma nova vida.
Este lugar sombrio deve ter dentro de si um Ata.· com um Esq.·. dentro semi-oberto; uma mesa triangular com o seu banco da mesma forma, sobre a mesa um Cra.·. humano, um recipiente com sal e outro com Azu.· , um com Mer.·. uma lâmpada sepulcral, pão e ampulheta, um copo com água, um galo e uma folha triangular com as perguntas que o homem tentou responder durante toda a sua existência, junto a um lápis.
Sobre as paredes da Cam.· você pode ler alguns avisos sobre sua visita a este lugar. Eles não pretendem nos intimidar, apenas nos fazer refletir sobre o porquê da nossa estadia neste lugar.
Eles também nos indicam os dotes de energia, coragem e força de vontade que devemos ter para triunfar na vida apesar das dificuldades.
Simbolicamente o homem vulgar, ignorante e inexperiente, o profano, deve morrer ao estado em que chega, para assim renascer para uma nova vida num caminho de estudo e reflexão para que possa passar das trevas da ignorância para o mundo da luz da virtude, passar do mundo das aparências para a realidade.
O Qua.· de Refl. ·. com semelhança com uma caverna, simboliza a ignorância, o quão rudimentar é o profano; as Ursa.· humanas e os elementos em desordem dentro deles representam o caos, a desolação e a ruína; o Ata. ·. contendo um Esq.·. humano, mostra-nos que assim se destrói o homem quando não conta com uma mão que o guie para se libertar da barbárie em que a ignorância o acrescenta.
O Cra.· sobre a mesa representa a morte que transforma os homens em coisas iguais.
O sal junto com o Azu.·. são símbolos da dualidade inerente ao ser humano, ambas são resolvidas no Mer.·. filosofal da virtude,
A lâmpada sepulcral representa a vida rodeada pela escuridão, mas a Luz embora pareça fraca está sempre lá, dentro, esperando que nos permitamos encher de sua magia e sabedoria.
O copo com água representa a essência da vida, pois sua ação vivificante e fecundante sobre todas as coisas orgânicas é manifesta,
O pão é o alimento que precisamos para nos manter fortes e saudáveis, por isso deve ser dividido equitativamente em porções razoáveis para que ninguém falte, é símbolo do estudo e da reflexão que nos manterão vivos como seres do bem.
A ampulheta representa o tempo que é nosso melhor amigo se soubermos usá-lo, não deve ser desperdiçado; o galo anuncia-nos que um novo dia chegou, é hora de acordar para uma nova vida e trabalhar para ele.
Lá também encontramos uma imagem com o acróstico VITRIOL, Visita Interiora Terrae Retificando Invenies Ocultum Lapidem, "visite o interior da terra e retificando encontrará a pedra escondida", uma mensagem que certamente deixa claro o que este site representa, e o efeito que deve ser produzido como conclusão da visita para encontrar o caminho certo.
A principal finalidade da Cam.· de Refl. ·. não é a de provocar terror, é a de colocar a pessoa que foi admitida para ser examinada numa posição de incerteza, indecisão e dúvida, pois só nesse ponto se pode concentrar o pensamento, aplicar o talento e exercitar a inteligência, induzindo a meditação e reflexão, tão necessária para o ordenamento de nossas vidas.
Dessa forma sai desse lugar um novo germe, uma semente brotada, que inicia o seu caminho no trajeto que lhe indica o prumo, para cima, em forma reta, para a Luz que o alimenta o resto da sua vida, permitindo que ele se torne um H. ·. , reconhecido por seus pares como tal.
Assim visto, o C:. de R:. vem simbolizar o nosso interior, onde devemos recorrer quando os instrumentos que nos são conhecidos, o esquadrão da retidão, o nível da igualdade e o prumo que nos mostra a verticalidade do caminho a seguir nos indicam que algo não está bem e saiu de posição, para encontrar lá as respostas que nos farão voltar ao trabalho perfeito de Mazo e Cinzel sobre a nossa Pedra Bruta.
Comentários
Postar um comentário