GRANDE LOJA SIMBÓLICA DA ESPANHA

 Pode ser uma imagem de ‎texto que diz "‎Ko. 0.5083A. $1.00 No. S0T9A. ST.00 Na. 168B. 75 ets. No 4140C. St.0n 조재레마라 ഞணചിര No. 5066A. 75đs. Nou 3064A. 75cts, No. 3327A 75ets. Ko. 2433C gocts. G No. 8078A. 75cts. No. 1850A. 40ets, Na. Bo2Ta. gocts 30 ets. No. 3055A 75 tts. WDPEDAIHA No. .3019 50cts. No, 172B. #望c、 3109A. 35ets. 170B. 40. SICNO + G Se. AиB. Na. a:3323A No. 2653C. 35 ets. 60CtS. No. 1688. 30cts. Ne S0TTA. 40cTs. SIGNO Na 3401C. s.aو No. a4o2c. No. 34080. ets. Ke B404C acts. No. 3490c. 50 es. Sa, 3399C. goets.‎"‎


Grande Loja da Espanha

Grande Loja da Espanha
Logotipo da associação
Quadro, Armação
MetaObediência maçônica
Área de influênciaEspanha
Fundação
Fundação1982
FundadorDo GLNF
OrigemBandeira da espanha Espanha
Identidade
Afiliação internacionalGLUA
Local na rede InternetGLE.org

Grande Loja da Espanha (GLE) ( Gran Logia de España ) é a principal obediência maçônica na Espanha. Foi fundada em 1982 por membros da Grande Loja Nacional Francesa . Respeitando os marcos históricos , a obediência foi reconhecida pela Grande Loja Unida da Inglaterra como "  regular  " desde 1987, o que a torna o representante espanhol da Maçonaria Anglo-Saxônica.

Alvenaria “regular” na Espanha

Selo da Grande Loja Nacional Francesa , com o qual é fundada a Grande Loja da Espanha.

Em 1981 , a Grande Loja da Espanha foi fundada com a ajuda dos membros da Grande Loja Nacional Francesa . Até então, a maçonaria simbólica espanhola, que pratica apenas os três primeiros graus (aprendiz, jornaleiro e mestre), geralmente não esteve ligada à corrente da maçonaria regular . É, portanto, somente a partir da fundação da Grande Loja da Espanha que o Estado espanhol apresenta uma obediência ligada a “marcos”.

No entanto, em duas ocasiões, lojas espanholas regulares surgiram, sob o impulso de estrangeiros. Em 1728 , nos primórdios da maçonaria especulativa, o Duque de Wharton , Grão-Mestre da Grande Loja da Inglaterra, criou em Madrid a Loja “Las Tres Flores de Lis” ou “Matritense”. É, portanto, inscrito no número 50 do registro da Grande Loja da Inglaterra. A loja formada é então reservada para cidadãos britânicos residentes na Espanha.

A segunda loja está ligada ao Grande Oriente Lusitano, uma obediência portuguesa. Em 1868 , após a legalização da alvenaria na Espanha, o Grande Oriente Lusitanien tornou-se o patrocinador de cerca de cinquenta lojas espanholas. Na década de 1870 , o Grande Oriente Unido Lusitanien obteve e manteve por alguns anos o reconhecimento da Grande Loja Unida da Inglaterra. Portanto, foi a única obediência “regular” na Península Ibérica . Em 1877 , o Grand Orient de France , no desejo de eliminar a necessidade de acreditar em Deus para seus membros, rompeu todas as relações com as lojas espanholas praticando "marcos".

Em 1937 , uma lei foi aprovada, estipulando a proibição severa da Maçonaria em território espanhol. Isto tem, entre outras coisas, a consequência de que o Grande Oriente espanhol, que é desde a sua fundação em 1889 a obediência mais importante do país, é excluído da corrente da alvenaria regular. É por isso que ele está gradualmente restabelecendo relações com o Grande Oriente da França.

A fundação da Grande Loja da Espanha

, Luis Salat, figura notória da maçonaria espanhola, pede ao Grão-Mestre da Grande Loja Nacional Francesa , Jean Mons, a consagração da nova obediência. Então o, a Grande Loja da Espanha foi fundada pelo Decreto nº 656 da GLNF. Em seguida, é assumido pelos líderes, chamados "veneráveis ​​senhores", das dez lojas que pertenciam à GLNF. As dez lojas também pedem à Grande Loja Nacional Francesa que nomeie Luis Salat como o primeiro Grão-Mestre da Grande Loja da Espanha. Jean Mons então transferiu as dez lojas espanholas sob a jurisdição da nova obediência espanhola. Isso foi finalmente formalizado em 6 de novembro de 1982 em Madrid pelo ato de “cermonia” realizado por Jean Mons. Poucos meses depois, o a primeira vestimenta completa da obediência ocorre.

, a Grande Loja da Espanha é reconhecida pela Grande Loja Unida da Inglaterra, o que a torna o representante na Espanha da corrente de Maçonaria Anglo-Saxônica.

Em 2001 , privado de estruturas administrativas, o Grande Oriente espanhol foi dissolvido na Grande Loja da Espanha.

Operação

A Grande Loja da Espanha, no sentido de que respeita os “marcos” traçados pela Grande Loja Unida da Inglaterra, faz parte da corrente da chamada maçonaria   “ regular ”. Assim, a fé em Deus ou em um Ser Supremo e a presença da Bíblia na loja são obrigatórias. Embora discussões políticas ou religiosas sejam proibidas. Ela também se recusa a reconhecer as mulheres como maçons.

Ritos praticados

Selo do Supremo Conselho da Espanha, jurisdição dos altos escalões maçônicos , dos quais a Grande Loja da Espanha faz parte.

A Grande Loja da Espanha trabalha principalmente no antigo e aceito Rito Escocês e no Rito de Emulação . De forma minoritária, também são praticados:

Prática de "altos escalões maçônicos"

Para a prática dos altos escalões , o GLE está em contato com o Conselho Supremo da 33 ª  posição para o AASR e com capítulos do Arco Real. O Conselho Supremo da Espanha é membro da Confederação dos Conselhos Supremos da Europa desde. Este último reúne todos os Conselhos Supremos do continente europeu para estruturar essas jurisdições de alto nível.

Grandes mestres da obediência

Desde a sua fundação em 1981, a Grande Loja da Espanha foi chefiada pelos seguintes Grão-Mestres:

  • 1982 - 1994: Luis Salat i Gusils:
  • 1994 - 2002: Tomás Sarobe Piñeiro
  • 2002 - 2006: Josep Corominas i Busqueta (sob o PSOE, o Partido Socialista Operário Espanhol)
  • 2006 - 2010: José Carretero Domenech
  • Desde 2010: Oscar de Alfonso Ortega

Representação

Selo da Loja Maimonides Maimonides , localizada em Córdoba

Dentro , a Grande Loja da Espanha indica que consiste em 179 lojas , localizadas principalmente em Madrid e Barcelona . A maioria fala espanhol, mas também inglês e catalão .

Notas e referências

(s) Este artigo foi retirado parcial ou totalmente do artigo da Wikipedia em espanhol intitulado “  Gran Logia de España  ” ver lista de autores ) .

Comentários